Tudo a postos para Berlim… com Catarina Ribeiro


(fotos: Maratona de Berlim)


Graças aos múltiplos recordes mundiais ali obtidos, graças à natureza do percurso, às habituais condições atmosféricas e à qualidade dos participantes, a Maratona de Berlim concita todas as atenções e a edição deste ano não foge à regra. Para os portugueses acresce o interesse com a participação de Catarina Ribeiro.
De facto, a organização voltou a fazer grandes esforços, garantindo os melhores atletas e mantendo uma grelha de prémios espectacular, para voltar a tentar quebrar mais um recorde mundial e para isso conta com, como a organização diz, com três mosqueteiros: Kenenisa Bekele, Eliud Kipchoge e Wilson Kipsang.

De facto, são três atletas que já baixaram das duas horas e quatro minutos, sendo que Bekele (2:03.03) - que afirma "estar mais que pronto para este desafio"- e Kipsang (2.03.13) - "estou numa forma bem superior à do ano passado" - foram os dois primeiros na prova o ano passado, e Eliud Kichoge, campeão olímpico em 2016, venceu a Maratona de Londres em 2016 (2.03.05) e participou no Breaking2, em Monza, onde correu a distância de maratona em 2:00.25 horas - e afirma que "ainda sinto que posso quebrar essa barreira".Mas, a organização tem um quarto corredor em Berlim com menos de 2:04: o queniano Patrick Makau, vencedor em 2011 (2.03.38)!
Estes serão os grandes candidatos a bater o recorde mundial (2.02.57), marca feita por Dennis Kimetto, na sua vitória em Berlim 2014. Para se ter em conta, a organização tem um conjunto de 12 “lebres” para ajudar em vários ritmos os muitos corredores de elite.

Catarina Ribeiro entre as "feras"

Menos forte será a elite feminina, cujo recorde da prova é de 2.19.12, obtido em 2005 pela japonesa Misuki Noguchi, e que é encabeçada pela queniana Gladys Cherono, campeã mundial da meia-maratona em 2014 e vencedora em Berlim, em 2015, com 2.19.25.
Neste grupo de elite feminina inclui-se Catarina Ribeiro que alinhará à partida de uma maratona pela terceira vez na sua carreira. A atleta estreou-se no Porto, no ano passado (primeira com 2:30.10) e esteve no Mundial de Londres, conhecendo uma desistência prematura. Agora em Berlim terá um grupo de corredoras muito forte e poderá conseguir um bom “comboio”.
A maratona de Berlim poderá ser seguida em stream no Watch Athletics.


Comentários