IAAF aprovou regras que geram discussão

Renaud Lavilenie (foto de arquivo)

Passou um pouco despercebido, mas na sua reunião de 13 de Abril, o Concelho da IAAF aprovou várias alterações aos seus regulamentos técnicos que serão aplicados a partir de 1 de Novembro deste ano, como dá a conhecer o site norte-americano Flotrack.
Uma dessas alterações, e que está a dar que falar entre os saltadores, prende-se com o tempo que cada atleta terá para fazer a sua tentativa ou ensaio. É que a IAAF reduziu de um minuto para 30 segundos o tempo disponível para qualquer salto. Quando há mais de três atletas, cada um disporá apenas de 30 segundos em cada ronda ou tentativa. Se estiverem 2 ou 3 atletas, na altura terão 90 segundos, na vara terão dois minutos, nos restantes saltos apenas um minuto.
Se apenas estiver um atleta em prova, terá três minutos (altura) ou cinco minutos (vara) para essa tentativa. Nas provas combinadas aplica-se o mesmo tempo (já agora, foi aprovada a competição da prova de decatlo feminino nessa mesma reunião, e também o deixa de existir o sistema de desempate, se dois ou mais atletas somarem os mesmos pontos serão considerados empatados).
Quem está frontalmente contra é o recordista mundial Renaud Lavillenie. «Estou realmente lutando contra isso, porque é uma das piores ideias que já vi", disse o francês. «A realidade é que apenas um minuto é realmente o suficiente ... não é seguro [reduzindo o tempo]. O salto com vara é um evento perigoso"».
À medida que isto se foi espalhando surgiram as reacções dos principais protagonistas nas redes sociais. A norte-americana Sandi Morris (que já saltou 5,00 metros): «Se continuam a mudar as coisas de forma negativa para fins de TV, então não haverá boas performances para transmitir.»
Na outra ponta da discussão está a grega campeã olímpica Katerina Stefanidi: «Exorto todos a não reagirem dessa maneira a todas as mudanças. Os desportos precisam ser alterados. Talvez desta forma, a TV possa mostrar mais do que o salto vencedor.»
Podem ver aqui o artigo completo e ainda a publicação oficial da IAAF.

Comentários