Mais de 50 anos para terminar a maratona olímpica



(Kanakuri, regressando ao Japão após a maratona de 1924)

O mundo do atletismo está repleto de histórias bizarras. Umas mais recentes, outras mais antigas, como a que contamos hoje.



Kanakuri Shizo, foi um maratonista japonês, um dos dois únicos atletas que representaram os seu país nos Jogos Olímpicos de Estocolmo de 1912. Depois de 18 dias de viagem, primeiro de barco depois de comboio, no Trans Siberiano e de cinco dias de recuperação - que não foram suficientes -, as temperaturas elevadas que se fizeram sentir no dia da prova, que levaram muitos a desistir, e que levou o português Francisco Lázaro à morte, sendo o único atleta a morrer durante uma corrida de uma maratona olímpica, também fizeram mossa no japonês. Kanakuri, enfraquecido pela longa jornada do Japão, e que sofria de problemas com a comida local, perdeu a consciência no meio da corrida, e foi assistido por uma família de agricultores que vivia perto do percurso. Constrangido pelo seu "fracasso", silenciosamente regressou ao Japão sem notificar os oficiais da corrida.
As autoridades suecas consideraram-no desaparecido por 50 anos antes de descobrir que ele estava vivendo no Japão e tinha competido nas maratonas olímpicas seguintes. Em 1967, foi contactado pela televisão sueca que lhe ofereceu a oportunidade de completar a sua corrida. Ele aceitou e completou a maratona em 54 anos, 8 meses, 6 dias, 5 horas, 32 minutos e 20,3 segundos.
No final comentou: "Foi uma longa viagem, ao longo do caminho, casei-me, tive seis filhos e 10 netos".
Refira-se que, apesar deste “falhanço”, Kanakuri foi seleccionado para os Jogos Olímpicos de Verão de 1916, que foram posteriormente cancelados devido à Primeira Guerra Mundial, e acabou por correr a maratona olímpica dos Jogos de 1920, em Antuérpia, Bélgica, onde terminou a corrida de maratona em 2 horas , 48 minutos e 45,4 segundos (16º classiifcado). Quatro anos depois, Kanakuri participou nos Jogos de 1924, mas acabou por desistir.
Morreu com 92 anos de idade em 13 Novembro 1983.

Comentários