Campeã olímpica no Rio apanhada com EPO

(campeã olímpica de maratona)

É a notícia do dia! O site Athletics Weekly adianta que a campeã olímpica de maratona, a queniana Jemima Sumgong, teve um resultado positivo a uma substância proibida, EPO.
Segundo a notícia, Jemima foi apanhada num teste fora de competição promovido pela IAAF e acusou a presença de EPO (eritropoietina). A atleta de 32 anos, que venceu a Maratona de Londres em 2016 (apesar de uma forte queda no início da prova) e em Agosto se tornou a primeira queniana a sagrar-se campeã olímpica na maratona, enfrenta uma suspensão caso a amostra B confirme o teste positivo.
“A IAAF confirma a existência de uma violação à regra de anti-doping tendo como sujeito a atleta Jemima Jelagat Sumgong (Quénia) cujo processo começa esta semana”, dá-se conta no depoimento da IAAF.
 “A atleta acusou positivo no teste referente a EPO no seguimento de uma colheita de surpresa conduzida pela IAAF no Quénia. Esta actuação é parte do programa de teste dedicado a maratonistas de elite que é totalmente suportado pelo grupo ‘Abbott World Marathon Majors’ (Maiores Maratonas do Mundo)”, acrescenta-se no depoimento que conclui: “A IAAF não fará mais nenhum depoimento até à conclusão final do caso”.
A ‘Abbott World Marathon Majors’ consiste no agrupamento de seis maratonas mundiais, que inclui a Maratona de Londres.
Segundo Tim Hadzima (‘Abbott World Marathon Majors’), “enquanto estamos abalados com o conhecimento do relatório do teste positive a Jemima Sumgong, se verdadeiro, indica que estamos a ganhar terreno nesta longa luta contra o doping. A ‘Abbott World Marathon Majors’ está empenhada em erradicar o doping e continuará a liderar no caminho de introdução e campanha de medidas mais contundentes”. Hadzima revela que “para esse fim, recentemente, em colaboração com a AIAF, idealizámos e patrocinámos a maior campanha de testes a atletas, requisitando mais de 150 recolhas individuais, fora de competição, num mínimo de seis vezes por ano! Dessa actividade, recebemos agora um relatório, de um teste provisório resultado positivo de Jemima Sumgong. Isto demonstra que, embora ainda haja muito trabalho a fazer, os nossos esforços servem um objectivo importante”.
E continua: “Sumgong é a líder actual da ‘AbbottWMM Series X’, que concluirá no dia 17 de Abril com a maratona de Boston. Pelas regras próprias da ‘AbbottWMM’, qualquer atleta que seja julgada culpada de uma ofensa às regras anti-doping impostas pela IAAF (federação internacional), WADA (agência mundial anti-doping), federações nacionais ou qualquer das provas da ‘AbbottWMM’ não será elegível para vencer o prémio final. Assim, de acordo com a nossa postura e regras, até à conclusão do caso Jemima Sumgong e prevendo a possibilidade de haver recurso, não será declarada nenhuma vencedora da ‘Series X’ deste grupo de maratonas”.

Comentários