VIII Congresso Internacional da Corrida, em Lisboa (FMH)




A exemplo dos anos anteriores, integrado no plano de actividades do Programa Nacional de Marcha e Corrida, a Federação Portuguesa de Atletismo (PNMC) vai realizar em Lisboa, no auditório da Faculdade de Motricidade Humana, nos dias 2 e 3 de Dezembro, o VIII Congresso Internacional de Corrida, iniciativa anual, que é já uma referência nacional ao nível da formação de praticantes e técnicos de corrida. As temáticas a abordar ao longo das comunicações estão associadas quer à vertente do Programa Nacional Marcha e Corrida, directamente relacionadas com a corrida recreativa e saúde, quer com a vertente do treino da corrida de rendimento. A edição deste ano do Congresso Internacional da Corrida tem como principais objectivos contribuir para melhorar a formação e aumentar a motivação, tanto dos corredores, como de todos os técnicos que trabalham com a comunidade da corrida em Portugal, no sentido de qualificar cada vez mais as suas práticas. O Congresso enquadra-se na legislação e, como tal, está certificado pelo IPDJ. A todos os participantes será entregue um certificado de presença.


Prazo de inscrição a terminar


As inscrições deverão ser realizadas na plataforma weventual. Serão consideradas apenas as primeiras 150 inscrições recebidas por ordem cronológica (devidamente validadas), até 30 de Novembro de 2017.
As receitas deste evento revertem a favor da Fundação Maria Cristina, instituição criada há dez anos e que já providenciou educação a mais de 600 crianças. De sublinhar o feito de, em 2013, Maria da Conceição, a sua fundadora, ter sido a primeira mulher portuguesa a escalar o Monte Evereste. Desde então correu 7 ultra-maratonas em 7 continentes em 6 semanas; 7 ultra-maratonas em 7 dias; e ainda 7 maratonas em 7 continentes em 11 dias. Maria da Conceição é detentora de três recordes no Guinness World Records. Além disso, recebeu vários prémios e um grande reconhecimento pelo seu trabalho, incluindo o European Union Woman Innovators Award (Prémio de Mulher Inovadora da União Europeia), o Emirates Humanitarian Woman of the year 2009 (Mulher Humanitária do Ano Emirates 2009), Most Inspiring Woman of Gulf Cooperation Council 2010 (Prémio da Mulher Mais Inspiradora de 2010 do Conselho de Cooperação do Golfo), Sustainable Leadership Award 2013 (Prémio de Liderança Sustentável de 2013), Inspiring Change Award 2014 (Prémio de Mudança Inspiradora de 2014) e muitos mais.

Programa multifacetado


O programa, que pode ser consultado no site do PNMC ou no site da FPA, está dividido em dois dias. No primeiro, 2 de Dezembro, após a abertura às 14 horas por parte do Presidente da FMH, José Diniz, e pelo presidente da FPA, Jorge Vieira, teremos o primeiro bloco, “Corrida e Saúde”, com o moderador Pedro Teixeira, DGS, com apresentações de Hugo Pereira – CIPER / FMH, “Prevalência da corrida recreativa em Portugal em 2017”; Miguel Reis e Silva – Fac. Medicina de Lisboa, “Lesões e outros riscos para a saúde do corredor”; e Luís Bettecnourt Sardinha – FMH, “Corrida, aptidão aeróbia e desempenho académico”.
Após o primeiro intervalo, o segundo bloco, “Corrida para Todos”, com o moderador Paulo Rocha, haverá apresentações do italiana Marco Sicari, “Run Card Itália”; da brasileira Sílvia Stuchi Cruz, “Corrida Amiga”; de Malin Andersen, da Suécia, “Comunidade Internacional da Corrida”; e de Pedro Rocha, PNMC, e Carla Varanda - CMC Guifões, “Programa Nacional de Marcha e Corrida: Exemplo de Boas Práticas”.
Após um segundo intervalo, haverá uma sessão especial moderado por Pedro Amorim, com apresentação de João Neto, “A odisseia das maratonas nos Polos”.
No segundo dia, entre as 10 e as 12 horas, haverá um Treino Aberto / Free Running no CMC Jamor. A partir das 14 horas, com o moderador João Becker, teremos o bloco “Correr para vencer”, com apresentações de Honoré Hoedt (Holanda), “Filosofia do Treino de Resistência”; e de Leif Inge Tjelta (NOR), “Fatores fisiológicos do Rendimento”.
Após o primeiro intervalo, tempo para um segundo bloco moderado por Orlando Fernandes, “Correr para Vencer”. Apresentações de Leif Inge Tjelta (NOR), “Treino Resistência-Tendências e Práticas correntes”; J. Rius (ESP), “Treino de Força e Técnica de Corrida”, e de Honoré Hoedt (HOL), “Identificação de Talentos e desenvolvimento de atletas de Meio Fundo e fundo”.
Após o segundo intervalo, com moderação de Domingos Henrique, uma sessão especial, com apresentação do “Projecto Sub2hrs”, por Yannis Pitsiladis (GBR). Finalmente, antes do encerramento do Congresso, será feito um tributo a Paulo Guerra.

Comentários