Nem decisões de recordes, nem de mudanças de nacionalidade...

Sebastian Coe a cumprimentar representantes de Gdynia (foto IAAF)


Afinal, a “montanha pariu um rato”… ou melhor, nada!
Observando os relatórios sobre a reunião do Conselho da IAAF (federação ointernacional), que teve lugar este fim-de-semana no Mónaco, podemos ver que esse órgão “passou por cima” de duas questões “quentes” do atletismo, o que acaba por ser de bom senso, pois decisões sem fundamentos credíveis não passam de caprichos.
Desta forma, o Conselho da IAAF “chutou” para a frente a questões das mudanças de nacionalidade e, aparentemente, não houve discussão sobre a alteração da elegibilidade para os recordes mundiais, conforme solicitado pelo Europeu de Atletismo.
No entanto, houve uma revisão da posição sobre a Rússia e com dois itens restantes na lista de requisitos, não haverá integração da federação russa nos grandes campeonatos por enquanto. De acordo com Rune Andersen (NOR), presidente do grupo de trabalho russo da IAAF, "a RusAF continua a trabalhar esforçadamente nas reformas dos controlos na Rússia, e a Taskforce internacional continua a apoiar esses esforços. No entanto, há várias condições de reinstalação que ainda estão a ser satisfeitas. Em particular, a RusAF precisa do da autorização das autoridades para reintegrar a RUSADA e reconhecer os resultados do relatório McLaren".
Estas duas premissas continuam sem alterações, já que as autoridades russas foram inflexíveis contra o acordo com o relatório McLaren, que também é exigido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) antes dela poder reintegrar a Agência Antidopagem Russa (RUSADA).
Entretanto, a nova "Unidade de Integridade do Atletismo" informou que "Bielorrússia, Etiópia, Quénia e Ucrânia permanecerão na lista de observação especial, com um novo conjunto de requisitos para estas quatro federações”, retirando dessa lista Marrocos.
Quanto às mudanças de nacionalidade, que atingiram números surpreendentes, a IAAF continua a "Congelar" as mesmas. Segundo notas da IAAF, "o grupo de trabalho recomendou que, considerando a complexidade das questões que foram evidentes durante as discussões, incluindo a falta de compreensão quanto às razões chave por trás de algumas transferências. É necessário mais trabalho e tempo antes de fazer qualquer proposta sobre alterações à Regra 5”. O Conselho espera abordar o problema - com as propostas em mãos do grupo de trabalho – no próximo mês de Março.

Provas da IAAF 2020 atribuídas


Entretanto, foram designadas as cidades que irão receber algumas das grandes competições mundiais no ano olímpico de 2020. Assim foi designada a cidade chinesa de Nanjing para receber os mundiais de pista coberta, enquanto os mundiais de meia maratona foram atribuídos à cidade polaca portuária de Gdinya, enquanto o Campeonato de Nações de Marcha Atlética foi atribuída a Minsk, capital da Bielorússia.

Comentários