Meia Maratona de Famalicão para 4000



A Casa do Território recebeu esta quinta-feira a apresentação oficial da 4ª edição da Meia Maratona de Famalicão, numa Conferência de Imprensa aberta pelo Dr. Mário Passos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que referiu «a enorme importância de um evento desta dimensão para o concelho e para os seus habitantes. Sendo Famalicão o berço de excelentes atletas, a Meia Maratona de Famalicão é uma óptima oportunidade para a cidade estar em contacto directo com os seus atletas e para convidar os mais novos a fazerem parte deste movimento saudável».
Jorge Teixeira, director geral da Runporto, que assegura a realização técnica da iniciativa, começou a sua intervenção indagando acerca da honra que é ocupar as ruas desta cidade e que enorme privilégio é nelas marcar presença pela quarta vez consecutiva. Com a envolvência de toda a comunidade famalicense, espera-se uma adesão massiva ao evento, que conta actualmente com 4.000 participantes já inscritos. O Presidente da Autarquia, Dr. Paulo Cunha, também está entre os inscritos e foi desafiado a acompanhar Rui Pedro Silva (Sporting C. P.), vencedor da edição de 2015, que vai tentar voltar a alcançar o primeiro lugar do pódio. Na frente da corrida irão competir também Daniel Pinheiro (Águias de Alvelos), segundo classificado na EDP Maratona do Porto no passado dia 5 de novembro, Artur Rodrigues (G. D. C. Guilhovai), Paulo Pereira (G. D. C. Guilhovai), Mihail Lalev (Sporting Clube de Braga), Vitor Oliveira (Maia A. C.) e Rosa Oliveira (E. A. Rosa Oliveira).
De forma a enaltecer duas grandes personalidades do atletismo presentes nesta apresentação, Jorge Teixeira concedeu a palavra a Aurora Cunha e Rosa Oliveira, que demonstraram o seu apreço pela organização e pela cidade que irá receber no próximo dia 26 de novembro mais uma excelente Meia Maratona. Para as ex-campeãs, continuar no mundo do atletismo depois de terem terminado a sua carreira é essencial nas suas vidas. Com o seu contributo esperam conseguir impulsionar o crescimento da modalidade no nosso país, principalmente na zona norte, e pensam que este evento é um mote para o aumento de jovens praticantes da modalidade.



Para terminar esta cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, apelou à importância da envolvência de todo o concelho, desde a região centro às freguesias da periferia. O percurso desta prova permite isso mesmo, é um misto entre o urbano e o rural, uma característica da cidade e que é evidente para todos os participantes. A Mini Maratona é uma forma de introdução ao atletismo e que invoca a participação de toda a família, aumentando a qualidade de vida dos famalicenses. Um dos objectivos da autarquia é fidelizar os atletas à prova, tanto os locais como os que vêm de fora, convidando-os a aproveitar esta oportunidade para passarem o dia em Famalicão e desfrutarem de tudo o que a cidade lhes pode proporcionar.
Sendo esta a quarta edição do evento, a Meia Maratona de Famalicão é já uma referência na região norte do país. A edição deste ano vai para a estrada já no próximo dia 26 de novembro e tem partida marcada para as 10h na Av. Brasil e chegada junto ao Parque de Estacionamento da Casa do Território. 
É uma prova composta por duas distâncias, a Meia Maratona com 21 km e a Mini Maratona com 7 km, numa cidade reconhecida por ser o berço de muitos talentos do mundo do atletismo.
As inscrições ainda estão a decorrer e podem ser feitas até dia 21 de novembro, em www.runporto.com, nas lojas Sport Zone (Grande Porto) e na Loja do Corredor.

Texto e fotos: Comunicação RunPorto.com

Comentários