Ilias Fifa libertado... sem passaporte



O atleta espanhol (de origem marroquina) Ilias Fifa, campeão europeu dos 5.000 metros, saiu hoje em liberdade condicional, após reivindicar o direito de não prestar declarações no caso de uma investigação ao doping no desporto, informaram fontes judiciais da Catalunha.
Fifa, de 28 anos, um dos detidos pela Polícia Nacional por um alegado crime contra a saúde pública, fruto de uma investigação ordenada pelo Tribunal de Mataró e alargada a várias cidades espanholas. Com Fifa foram detidos os irmãos Mourad, Youssef y Fatima Taoussi, Joan Solano e Mostafa Benslimane, e noutras cidades foram detidos outros três, os irmãos Mehdi e Rabia Lahouifi, em Alzira (Valencia), e Ayoub Mokhtar, em Guadalajara.
Todos os detidos recusaram prestar declarações e o magistrado decretou, para todos, liberdade condicional com a obrigação de comparecer duas vezes ao mês no tribunal, retirada do passaporte e proibição de sair da Espanha.
Fifa foi detido na quarta-feira em Santa Coloma de Gramanet, em Barcelona, numa operação (Chanbery) contra o doping no desporto, alargada a várias cidades da área metropolitana de Barcelona e a outros pontos de Espanha, fruto de uma investigação ordenada pelo Tribunal de Mataró.
O caso, que se encontra em segredo de justiça, foi iniciado em junho, após uma denúncia da Polícia Nacional, por um suposto crime contra a saúde pública, pelo alegado uso de drogas proibidas.
Ilias Fifa é um atleta espanhol de origem marroquina, que no Europeu de 2016 se sagrou campeão dos 5.000 metros, à frente do também espanhol de origem marroquina Adel Mechaal, que também já referenciado com situações de falta a controlos de dopagem, sendo depois ilibado.
Quanto aos restantes, Mokhtar (comemorou os 21 anos nos calabouços) foi campeão de Espanha de 3000 m em pista coberta, em 2016, e Mehdi Lahouifi (de 20 anos), foi medalha de bronze junior no Europeu de corta-mato em 2015. Youssef Taoussi, de 22 anos, é um especialista de 800m e 1.500m, colega de equipa de Fifa. A irmã Fatima dirige um ginásio em Canet de Mar.

Comentários