Mais prémios para Inês Henriques e Ana Cabecinha


A Federação Internacional (IAAF) divulgou hoje as classificações finais do Challenge de Marcha Atlética, um circuito que inclui há várias edições o Grande Prémio de Rio Maior. Em 2017 os triunfos pertenceram ao campeão mundial dos 20km, o colombiano Eider Arevalo, e à brasileira Erica de Sena.
Arevalo, que terminou a época sem conhecer qualquer derrota, somou 36 pontos, mais 11 que o brasileiro Caio Bonfim (medalha de bronze nos mundiais) e o equatoriano Andres Chocho. A quem valeram as provas antes dos Mundiais.
Já em femininos, o triunfo da brasileira, vem mitigar um pouco o desânimo que foi para ela o quarto lugar nos 20 km dos Mundiais de Londres, embora o tenha feito com um recorde sul-americano. Erica de Sena, que venceu ainda em Monterey e La Coruña, terminou com 34 pontos, mais seis que a vice-campeã mundial e olímpica, a mexicana Maria Guadalupe Gonzalez (a vencedora do chlallenge no ano passado), e mais dez pontos que as portuguesas Inês Henriques (terceira) e Ana Cabecinha.
Este circuito era composto por 11 provas, sendo uma de categoria A (Mundiais de Londres), cinco de categoria B (Juarez e Monterey, no México; Rio Maior, Portugal, e La Coruña, Espanha), provas que pontuavam dez atletas, e cinco de categoria C, em que pontuavam seis atletas.
Destas classificações, contavam para o apuramento final as três melhores pontuações dos atletas, sendo que os oito com pontuação mais alta são premiados com 25 mil dólares.
O terceiro lugar rende a Inês Henriques dez mil dólares, enquanto o quarto lugar dará oito mil dólares a Ana Cabecinha.

Comentários