Furacão Belo “arrasa” Taipé

(foto do liive stream, com Bukowiecki e Belo)


Francisco Belo entrou na época de 2017 como uma brisa forte e acaba-a como um furacão! Foi arrasador nas Universíadas, que decorrem em Taipé. Depois do apuramento de manhã com a marca de 19,75 (ainda assim uma das suas melhores), entrou na final determinado em fazer história. E tinha lá o polaco Konrad Bukowiecki, que tem 21,97 (em pista coberta), como recorde pessoal e que foi sétimo no Mundial de Londres, no qual Belo não chegou à final.
Abrindo o concurso com 19,24, Francisco Belo fez nulo ao segundo ensaio e de raiva atirou o peso a 20,86 metros! Recorde pessoal e 10ª marca de sempre do ranking nacional absoluto. Depois de um nulo ao quarto ensaio, Belo regressou com a sua terceira marca (20,64) e no último ensaio, já com a medalha de ouro, fez nulo.
Celebração entusiasmante do atleta português que obteve a sua primeira grande vitória, derrotando (por enorme margem!) dois atletas que estiveram na final dos mundiais em Londres: Konrad Bukowiecki, da Polónia (20,16) e o romeno Andrei Marius Gag (20,12).
Ainda na jornada da tarde, para dar conta das eliminações de Hugo Rocha (12º, com 3.55,49), nos 1.500 metros, e de Paulo Conceição (8º, com 2,10), no seu grupo no salto em altura.

Os apuramentos de Cátia e Diogo

Ainda hoje, Cátia Azevedo venceu a sua série nos 400 metros, ficando assim apurada para a meia-final (amanhã) com a marca de 52,27, o mesmo acontecendo com Diogo Antunes, que venceu a sua série de 100 metros com 10,51, sendo apurado para ronda seguinte. Aqui chegado, foi terceiro na sua série (10,48) e conseguiu apuramento direto para meia final (amanhã).

Comentários