Selecção ambiciosa na Finlândia, mesmo sem Sara Moreira


A selecção nacional em estágio

Após a concentração iniciada no dia de ontem num hotel ali bem perto do Centro de Alto Rendimento do Jamor, a selecção nacional que representará Portugal e a Federação Portuguesa de Atletismo no Campeonato da Europa de Equipas, competição que tem lugar em Vaasa, na Finlândia, de 23 a 25 de Junho, deu-se a conhecer hoje em conferência de imprensa.
Estiveram presentes na acção a quase totalidade dos elementos que fazem parte da equipa, mesmo alguns dos que têm pequenas mazelas para recuperar até à partida para o país organizador, o que acontecerá na quarta-feira.
De acordo com as palavras de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, «Portugal far-se-á representar nesta competição por uma selecção de 44 atletas, com 13 dos seleccionados a serem detentores do Recordes de Portugal na disciplina na qual vão competir”, salientando que o paradigma de há alguns anos atrás, “na Taça da Europa, competição que antecedeu o Campeonato da Europa de Equipas, Portugal só podia ambicionar vitórias no meio-fundo, hoje o panorama é diferente, ambicionamos vitórias nas disciplinas técnicas e voltamos a ambicionar vitórias nas provas de meio-fundo”.
Isto para referir a confiança numa equipa coesa, embora haja a salientar alguns desequilíbrios entre as diferente disciplinas, como refere José Santos, director técnico nacional que adianta ser esta “a melhor selecção possível para representar o nosso país nesta altura”, lamentando algumas ausências devido a lesão, como é o caso de “Tiago Aperta, o recordista nacional de lançamento do dardo, que se lesionou recentemente”, confirmando também a dúvida relativa ao estado físico de Sara Moreira e de alguns outros pequenos casos. Que se viria a confirmar ao final da tarde, sendo substituída por Susana Godinho. Outra baixa é o velocista André Costa, que também está lesionado.

António Costa, Patrícia Mamona, Sara Moreira, Tsanko Arnaudov, Jorge Vieira, José Santos, Francisco Belo, Diogo Ferreira e Paulo Bernardo


Cheio de “ganas” está Tsanko Arnaudov, cujos objectivos para esta competição passam por “fazer melhor do que há dois anos na Grécia”, onde o recordista de Portugal do lançamento do Peso foi terceiro classificado, referindo que “desta vez é para ganhar”.
O mesmo se passa com Diogo Ferreira, o mais recente dos recordistas de Portugal, no caso no salto com vara, que refere que “neste tipo de competição todos os atletas têm um nível muito idêntico. Não sinto qualquer pressão, não é a minha primeira representação nacional, sinto-me sim bastante confiante e com capacidade de lutar pelo primeiro lugar”.
Também Patrícia Mamona afina pelo mesmo diapasão. «Temos quatro saltos para fazer, e a minha ambição é proporcionar os 12 pontos para Portugal», contudo a atleta ainda tem em si mais ambição: «obviamente que, se a primeira marca for motivadora, poderei sempre encarar o resto da competição para arriscar».
Optimismo e ambição não faltam aos atletas portugueses que pretendem lutar por uma subida de divisão, embora difícil.

Comentários