Agência Antidoping da Rússia retoma testes


Um ano e sete meses após a suspensão, a Agência Mundial Antidoping (Wada) decidiu afrouxar o “garrote” e voltou a reconhecer a Agência Antidoping da Rússia (Rusada). Em comunicado emitido esta terça-feira, a entidade mundial autorizou o retomar da actividade da agência russa, sob a supervisão de especialistas internacionais e da agência britânica.
A Rusada estava suspensa desde Novembro de 2015 devido às denúncias de irregularidades nos testes antidoping realizadas no país, dando conta de um programa com anuência estatal. O relatório independente então divulgado, levou à suspensão imediata da participação da Rússia nas grandes competições internacionais (Jogos Olímpicos incluídos), particularmente no atletismo.
Houve várias condições colocadas para que este passo pudesse ser dado, sendo uma delas a retirada da recordista mundial do salto com vara, Yelena Isinbayeva, presidência da agência russa. A ex-atleta causou polémica ao criticar publicamente as punições sofridas pelo desporto russo e até duvidou da lisura das investigações. Oficialmente, a Wada exigiu que o presidente da Rusada fosse definido por um comité independente.
A entidade alegara que haveria conflito de interesses neste assunto caso porque Isinbayeva também integra o Comité Olímpico da Rússia. Este diferendo foi ultrapassado esta semana, quando a Rusada trocou a ex-varista por Alexander Ivlev, executivo da área de contabilidade.
Entre os outros pontos, o mais importante foi a libertação dos dados de passaporte biológico de todos os atletas russos para as entidades internacionais. Além disso, a Rusada permitiu acesso a outras informações antidoping do país. Estes pontos vinham sendo avaliados por uma comissãoindependente da Wada.
"Retomar os testes representa um importante passo rumo à reconstrução do sistema antidoping na Rússia", afirmou o presidente da Wada, Craig Reedie. "Nós encorajamos fortemente a Rússia a continuar com seus esforços para manter os seus atletas limpos."

Comentários