Noite inglesa de 10.000 m com portuguesas



Três portugueses constam nas primeiras listas de partida da “HighgateHarrier Night of the 10,000m PBs”, uma prova nocturna de pista em Londres (Parliament Hill track), muito peculiar, pois os espectadores podem assistir ao desenrolar da prova a partir da “pista 3”, para apoiar e incentivar os atletas.
Numa prova organizada por voluntários, que terá lugar no dia 20 de Maio, com o ajuizamento oficial necessário, haverá várias séries para os corredores que tentarão bater ali os seus recordes pessoais ou fazer as suas melhores marcas.
Nesta reunião, que se constitui como uma prova de selecção da Grã-Bretanha para os mundiais de verão (serão apurados os dois primeiros britânicos), entre outros atletas estrangeiros, destacam-se as presenças de Jessica Augusto, Sara Catarina Ribeiro (ambas com mínimos para os mundiais em maratona) e António Silva.
Sob o lema “Lane3BeerNCheer”, o público, que pode aceder gratuitamente ao evento e até pode tomar uma bebida ou duas na tenda que será montada na pista, fica muito perto dos corredores e a verdade é que a fórmula resulta. Esta corrida iniciou-se em 2013 depois de os seus organizadores assistirem a um campeonato inglês com apenas uma atleta a correr a distância e a ter de fazê-lo junto com os homens. “A necessidade aguça o engenho”, é um provérbio universal e, quatro anos depois, a prova terá 70 mulheres a correr a distância e 149 homens.
Incluído no programa, está um seminário de treino de resistência, com a presença do presidente da IAAF, Sebastian Coe, e da recordista mundial de maratona, Paula Radcliffe, com a moderação particular da lenda do snooker, Ronnie O’Sullivan, também ele um corredor refinado.

Comentários