Cascais Trail Experience com padrinho Dean Karnazes

 
(Bruno Pinto e Vitor Capelas)


Foi ontem apresentado o Cascais Trail Experience, a segunda etapa do Circuito Lisboa Trail by Buff, que contou com a presença de Dean Karnazes, o mais famoso ultra maratonista norte-americano, que também aproveitou esta estadia para apresentar o seu quarto livro, “A Lenda de Maratona”, editado por EDLP.
Esta competição pelos trilhos de Cascais pretende «lançar este destino para os corredores de trail em Portugal. Tem tudo para vir a ser consgrado nos próximos anos, até como destino turístico de muitos corredores estrangeiros», disse no lançamento da prova , Bruno Pinto, da Cascais Ambiente que tinha a seu lado outro dos organizadores, Vitor Capelas, da WeRun.
Para Dean Karnazes, «Cascais tem tudo a seu favor. Tem bons trilhos, com partes mais selectivas e outras mais acessíveis, que qualquer pessoa não pode perder. Uma paisagem belíssima e um excelente acolhimento. Aqui sinto-me em casa».
A prova tem alguns pontos muito selectivos, para quem corre a ultra, mas a prova de pouco mais de 10 km é muito boa para quem se inicia nesta variante do atletismo.
Foram anunciados mais de 600 participantes nesta prova, sendo que os diferentes departamentos da Câmara Municipal de Cascais terão muitos dos seus funcionários em competição.
Uma das maiores preocupações dos organizadores, e da Cascais Ambiente, visa precisamente as condições ambientais, procurando que não sejam desperdiçadas garrafas de plástico (cada concorrente deverá vir munido do seu próprio recipiente para água), sendo que em recentes relatórios ambientalistas, o quarto produto mais poluidor dos oceanos são as tampas plásticas das garrafas e o quinto produto são as próprias garrafas.
As diferentes provas (ultra e mais curtas), têm a partida marcada para as 9 horas do próximo domingo, com partida e chegada no União Recreativa da Charneca. Mais informações na página oficial.

Comunicação de Dean Karnazes

“A Lenda de Maratona”, de Dean Karnazes

Na sua quinta presença no nosso país, o ultramaratonista Dean Karnazes apresentou o seu mais recente livro, “A Lenda de Maratona”, «uma obra que é mais cerebral e mais interior que as que escrevi anteriormente», referiu.
É um livro baseada na experiência de Dean na Grécia, onde participou na Spartathlon, «a prova em que efectivamente bati no muro. Nunca anteriormente tinha sentido que me faltavam forças ou desconforto», adiantou.
Descendente de emigrantes gregos, Karnazes afirma que encontrou «as raízes da minha família. Descobri que os princípios que sempre defendi desde que comecei a correr e para os quais se direcciona a Karno Kids, a fundação que criei para incentivar os jovens a saírem de casa e das telas para praticarem desporto ou brincar, já eram feitos pelos gregos».
A obra vai agora ser colocada à venda depois de ter sido apresentada em Cascais e de também ter sido disponibilizada a sua pré-compra aos atletas do Cascais Trail Experience.



Comentários