Inês Henriques à beira da centena

Quando competir em Rio Maior, Inês Henriques poderá completar a sua 100ª prova de 20 km marcha abaixo de 1h40m!


Recentemente, as duas melhores marchadoras portuguesas da actualidade, Inês Henriques e Ana Cabecinha, estiveram presentes em duas das etapas, no México (Ciudad Juarez, primeiro, Monterrey, depois) do Challenge da IAAF de Marcha Atlética (9 etapas acrescidas da final do Campeonato Mundial em Londres).
No balanço dos seus desempenhos, bem melhores em Ciudad Juarez que em Monterrey (o calor demasiado marcou severamente todas as provas), as atletas portuguesas juntaram mais quatro marcas às melhores de sempre no que a Portugal concerne.
De acordo com as estatísticas de Fernando Martins (melhores de sempre), publicadas no site Estatísticas do Atletismo, de Arons de Carvalho, sete marchadoras portuguesas já terminaram os 20 km (em estrada ou pista) 216 vezes abaixo de 1h34m (marca de qualificação para os mundiais de Londres). Foram elas Susana Feitor, Sofia Avoila, Maribel Gonçalves, Vera Santos, Inês Henriques, Ana Cabecinha e Daniela Cardoso.
Nestas sete magníficas, Ana Cabecinha, a recordista nacional, já o fez em 41 ocasiões, mas está atrás de Vera Santos (46 vezes), a anterior recordista, Susana Feitor (52) e a impressionante Inês Henriques que já competiu abaixo dessa marca em 67 provas!
Mas, se quisermos chegar um pouco mais longe nos rankings, e falarmos de competição abaixo de 1h40m, Portugal regista 358 marcas e apenas uma dúzia de atletas o conseguiu. Para além das sete já citadas, a lista inclui Edna Barros, Isilda Gonçalves, Mara Ribeiro, Maribel Gonçalves e Vitória Oliveira.
E agora chegamos aos números mais surpreendentes em que verificamos que a recordista mundial dos 50 km marcha, Inês Henriques, está a apenas uma marca da centena de competições abaixo de 1h40! O que poderá acontecer em Rio Maior, sua cidade natal, no próximo dia 1 de Abril, quando se realizar o Grande Prémio de Marcha Atlética, quinta etapa do Challenge da IAAF.


Atletas portuguesas com mais marcas até 1h40m
Inês Henriques
99
Vera Santos
70
Susana Feitor
69
Ana Cabecinha
58
Maribel Gonçalves
25
Daniela Cardoso
12
Sofia Avoila
10
Isilda Gonçalves
8
Mara Ribeiro
5
Edna Barros
1
Vitória Oliveira
1

Comentários