Corrida... pelas corridas!



Na impossibilidade de o fazer no próprio dia, vamos passar os olhos pelo que aconteceu em termos de corrida no nosso país. Com o tempo (quando conseguirmos juntar num mesmo calendário as competições de pista) lá chegaremos também a esse ponto.
E vamos ajudar-nos com o calendário do amigo João Lima, para fazermos esta volta, começando pelo dia 26.
Em S. Mamede (Batalha), realizaram-se os Trilhos do Pastor. Na prova longa, de 26 km, terminaram 136 corredores, com triunfos de Guilherme Lourenço (2:07.49) e Glória Serrazina (3:00.34), ambos do Ribafria, enquanto na prova curta (13 km), com 217 concorrentes, os vencedores foram Rui Pina (Fátima ET) e Sílvia Jorge (NS T. Novas).
Já em Mogadouro, os Trilhos das Amendoeiras em Flor (muito fustigadas pela intempérie), com 20,8 km, atraíram 82 concorrentes, com Rui Muga (AC Mogadouro) e Rosa Madureira (Penafiel) a triunfarem. Ele pela 5ª vez (quarta consecutiva) ela conseguiu o penta consecutivo (e tem mais um triunfo anterior).
No Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, o Trail Running Monsaraz realizou-se em três distâncias. Na ultra (44 km), com vitórias de Ezequiel Lobo (SC V. Alentejo) e Emília Silveira ( Nucleo SCP Portel), terminaram 162 atletas; no longo (22km), venceram Francisco Pastor (Espanha) e Raquel Costa (Equilibrium), num total de 420 corredores; e no curto (10 km), com 328 corredores, venceram Valdo Pato (Lufipapel) e Nádia Assis (ET Stº António).
Nos Trilhos de Belas, que abriu o Circuito Lisboa Trail by Buff, estiveram mais de quinhentos participantes (ver outra notícia).
E Oleiros (Castelo Branco), decorreu o Trail Pinhal Total, com distâncias de 28 km (26 concorrentes), com triunfos de Luiz Mota (CB Abrantes) e Carolina Pereira (Dolce Furadouro), e 15 km (62 atletas), com vitórias de Ben Thompson (Individual) e Rosário Quelhas (CB Running T).
Neste mesmo dia, em estrada, destaque para a Corrida do Alva, a segunda etapa do Circuito Allianz Running by Record, com animada participação em Sandomil, no distrito da Guarda, e vitórias de Nuno Lopes e Inês Monteiro, do CA Seia.
Mais para norte, em Aveiro, 505 concorrentes estiveram nos 10 km Cidade de Aveiro, a "Veneza portuguesa", com triunfos de Daniel Gregório (CA Seia) e Carla Martinho (Adercus).
”Descendo” um pouco, Fátima recebeu a Caminhada e Corrida pela Paz, com 309 participantes. Triunfos de José Gaspar (Odimarq) e Emilia Pisoeiro (CAPEP).
Em Lisboa, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna levou a efeito a Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV, que foi a mais participada das provas, com 965 concorrentes, registando triunfos de Carlos Cardoso e Alexandra Sousa (GFD).
Finalmente, a margem sul do Tejo recebeu mais uma edição dos 12 Km de Salvaterra de Magos, com um total de 465 atletas (a mais baixa participação de sempre). Triunfos categóricos de Hugo Correia (Sporting) e Sandra Conceição (Marinha – CEFA).
Um dia antes, em Elvas, houve direito a mais uma edição do Grande Prémio Comendador Rui Nabeiro, com 114 atletas nas provas principais. Venceram Bruno Paixão, do Beja AC (segunda vitória consecutiva), e Vera Nunes, do SL Benfica.
Foi ainda dia de se realizar o Night Run Castle, em Montemor-o-Velho, com 128 participantes nos 10km. Triunfos de Hannu Airila (EA Coimbra) e Susana Cabral (run@figueira).
Em Fiães (Santa Maria da Feira), foi hora do Ulfilanis Run (10 km), com 241 concorrentes e vitórias de Leonel Fernandes (CA Ovar) e Joana Nunes (Águeda).
Mas, a fechar, destaque para a grande prova nos trilhos, que se realizou em três dias: o Ultra Trail do Marão. Foi a segunda prova mais participada desta nossa “corrida”, com 861 participantes. Na ultra (104 km), com 106 corajosos, venceram Jerome Rodrigues (individual) e Rosario Sanchez (Espanha); enquanto na prova longa (49 km) estiveram 301 concorrentes, com Diego Pazos (Espanha) e Natércia Silvestre (A. Bº Cansado), a serem os mais rápidos; e na prova mais curta (23km), estiveram 454 corredores, num triunfo de Paulo Costa (ADA T. Running) e Lucinda Sousa (Gondomar).

Comentários