Campeões Europeus apreensivos com a Turquia

(foto do Playas de Castellon)


O jornal “Marca”, na sua edição digital de ontem à noite, anunciou que o campeão espanhol Playas de Castellón comunicou à Real Federacion Espanhola de Atletismo a sua renúncia a participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus que se disputará na cidade turca de Mersin, em 30 e 31 de Maio, dada a sua proximidade à Síria. O clube explica que a “sua ausência se deve à instabilidade da zona, salientando que o aeroporto de Adana se encontra a apenas 80 km da Síria e Mersin a menos de 200 km do conflito bélico”, acrescentando ainda “a própria instabilidade política da Turquia".
Segundo os responsáveis do clube, citados em “Marca”, "o Playas  apenas tomou esta decisão após ouvir a opinião dos seus atletas, que na grande maioria viram com bons olhos o nosso critério de não nos deslocarmos”. Segundo os espanhóis, “os campeões ingleses e os belgas também anunciaram a sua ausência e parece que há mais clubes a equacionar a ausência”.
Ainda segundo a notícia, a Associação Europeia de Atletismo pensou na possibilidade de mudar a sede da prova, pois tanto Lisboa como Birmingham (Reino Unido), e o próprio Playas de Castellón, “estavam dispostos a organizar este evento, mas a AEA não quis romper o acordo que tinha com a cidade turca”.
Na sequência da renúncia, a federação espanhola proporá a presença do FC Barcelona, vice-campeão espanhol, para competir na Turquia. Se os catalães anuírem, na próxima temporada a Espanha manterá uma equipa no grupo A, se não aceder, o representante espanhol em 2018 terá de competir no Grupo B que, diga-se a propósito, este ano tem lugar em Leiria.

Comentários