Mamona em Pombal recordada em Birmingham



Este sábado, dia 18, chega ao fim a edição de 2017 do “IAAF WORLD INDOOR TOUR”, a liga de meeting de pista coberta da Federação Internacional. Será em Birmingham, na Grã-Bretanha que se desenrolarão os últimos despiques de um circuito que não só presenteará os vencedores com o “bónus” de 20 mil dólares, como lhes dará acesso a um wildcard para os Mundiais de Pista Coberta de 2018, que se realizarão precisamente neste pavilhão.
Das 11 provas que este ano compunham este circuito, distribuídas na organização de cinco meetings, dos quais já se realizaram quatro, poucas estão já definidas, sendo uma delas o triplo-salto feminino já está definido e logo com a portuguesa Patrícia Mamona a assegurar com duas vitórias o máximo de pontuação possível.
Nas restantes provas espera-se muita competitividade na tarde de sábado. Mas vejamos, com  o auxílio de Jon Mulkeen, da IAAF, os duelos mais interessantes de Birmingham.

400 metros masculinos
1. Bralon Taplin (GRN) 17
1 Pavel Maslak (CZE) 17
3 Luguelin Santos (DOM) 8
4 Luka Janezic (SLO) 5
Dividindo vitórias com segundos lugares em Dusseldorf e Torun, Bralon Taplin e Pavel Maslak estão empatados com 17 pontos. Quem melhor se classificar em Birmingham vencerá, embora, em teoria, possa acontecer nenhum deles pontuar e o dominicano Luguelin Santos vencer. Assim, o desempate será por quem tiver feito a melhor marca em qualquer um dos meetings.

1500 metros masculinos
1 Bethwell Birgen (KEN) 20
1 Silas Kiplagat (KEN) 20
3 Elijah Manangoi (KEN) 17
4 Vincent Kibet (KEN) 15
Entre os quatro primeiros, Kiplagat e Manangoi não estão no grupo de atletas convidados. Assim, Birgen e Kibet (que poderá ser a surpresa) terão de decidir entre eles quem vencerá. Kibet apenas o conseguirá se vencer e Birgen ficar fora dos dois primeiros lugares.

60 metros barreiras masculinos
1 Orlando Ortega (ESP) 27
2 Andrew Pozzi (GBR) 10
3 Dmitri Bascou (FRA) 7
4 Konstadinos Douvalidis (GRE) 7
Ausente em Birmingham (terá o campeonato de Espanha este fim-de-semana), Orlando Ortega é já o vencedor, depois dos triunfos em Dusseldorf e Torun e um segundo posto em Karlsruhe.

Altura masculinos
1 Donald Thomas (BAH) 15
2 Naoto Tobe (JPN) 10
2 Pavel Seliverstau (BLR) 10
2 Sylwester Bednarek (POL) 10
O “veterano” Donald Thomas é o único dos “líderes” a competir em Inglaterra. Assim, o “título” já é dele.

Comprimento masculinos
1 Fabrice Lapierre (AUS) 10
1 Godfrey Mokoena (RSA) 10
3 Julian Howard (GER) 7
3 Michel Torneus (SWE) 7
Tudo em aberto nesta prova em que três (Lapierre, Mokoena e Torneus) dos quatro primeiros competem em Birmingham. Lapierre venceu a Liga Diamante no ano passado sem uma única vitória em qualquer meeting! Será que conseguirá voltar a ser feliz?

60 metros femininos
1 Barbara Pierre (USA) 17
2 Gayon Evans (JAM) 15
3 Ezinne Okparaebo (NOR) 12
4 English Gardner (USA) 10
4 Olesya Povkh (UKR) 10
Outra prova muito aberta, com as três primeiras a apresentarem-se à partida no meeting. Barbara Pierre apenas tem uma vantagem de dois pontos, terá sempre que pontuar (recorde-se que apenas recebem pontuação as quatro primeiras) à frente de Evans para vencer.

800 m femininos
1 Joanna Jozwik (POL) 30
2 Selina Buchel (SUI) 14
3 Marina Arzamasova (BLR) 13
4 Anita Hinriksdottir (ISL) 12
Será que a polaca Joanna Joz wik consegue o poker de vitórias! Triunfou em Dusseldorf, Karlsruhe e Torun, já é vencedora do circuito e apenas a possibilidade de um quarto triunfo a motivará.

3000 m femininos
1 Hellen Obiri (KEN) 17
2 Laura Muir (GBR) 10
3 Sifan Hassan (NED) 7
4 Axumawit Embaye (ETH) 5
Obiri e Muir já tiveram duelos bem intensos esta época, mas a britânica optou por correr os 1000 metros e assim Obiri tem a passadeira estendida para o triunfo no circuito.

Salto com vara feminino
1 Nicole Buchler (SUI) 17
2 Mary Saxer (USA) 12
3 Ekaterini Stefanidi (GRE) 10
3 Lisa Ryzih (GER) 10
3 Minna Nikkanen (FIN) 10
3 Sandi Morris (USA) 10
Das seis atletas que aqui temos à frente, Ryzih e Morris não competem em Birmingham, pelo que, teorciamente, qualquer uma das outras pode chegar ao triunfo.

Triplo-salto feminino
1 Patricia Mamona (POR) 20
2 Nadia Eke (GHA) 14
3 Anna Jagaciak (POL) 10
4 Neele Eckhardt (GER) 7
Com triunfos impecáveis em Boston e Dusseldorf Patrícia Mamona já “saltou” para Birmingham, mas nos mundiais de 2018. Vitória justíssima.

Peso feminino
1 Anita Marton (HUN) 17
1 Christina Schwanitz (GER) 17
3 Paulina Guba (POL) 10
4 Melissa Boekleman (NED) 6
Uma prova em que as duas primeiras estão empatadas, mas como a alemã Christina Schwanitz tem os seus campeonatos nacionais no fim-de-semana, Anita Marton tem a porta aberta para triunfar.

Comentários