Campeonatos de Portugal emotivos


Campeonatos de Portugal - Primeira jornada



(foto: Marcelino Almeida)


Emoções em Pombal


A velocidade, um dos pontos altos, não defraudou as expectativas, mas não deixou de ter também o seu travo de amargura... Em femininos, Lorene Bazolo venceu em 7,36, melhorando em um centésimo o seu registo deste ano e confirmando os mínimos para Belgrado.
Já em masculinos, depois do percalço de repetição de duas das eliminatórias dos 60 metros (o júíz de partida não conseguiu reagir a tempo ao sinal do equipamento e vários atletas correram, outros pararam), surgiu a surpresa com Carlos Nascimento  (6,71) a triunfar perante Ancuian Lopes (6,72), ambos com mínimos para Belgrado, à frente do natural favorito, Diogo Antunes, que terminou lesionado (também aconteceu o mesmo com Yazaldes Nascimento, faltando saber a extensão e consequências destas lesões).
Para além dos mínimos surgiram os recordes. Dois dos campeonatos, um na altura, por Anabela Neto que fez 1,85, ficando a escassos quatro centímetros dos mínimos. Outro na vara, por Diogo Ferreira que fez 5,54, melhor que os 5,50 que pertenciam a Edy Maia.
Já no peso feminino caíu o recorde de sub-23 por Jessica Inchude (16,90).
Outro “recorde” surgiu nos 5.000 m marcha masculinos, com João Vieira a conquistar o seu 17º título nacional, 21 anos depois de começar esta senda. “Sou o mais titulado da história. Estava empatado com o grande Carlos Calado, agora sou único”, disse o atleta ao Record.

A estreia de Nelson no Sporting

No triplo-salto, Nelson Évora estreou-se com a camisola do Sporting abrindo o concurso com 16,30 no primeiro ensaio e deixou longe a concorrência, ao segundo ensaio, com 16,55, a sua segunda melhor marca da época. Atrás dele ficaram Ricardo Jaquite, com 15,90, e Carlos Veiga com 15,52.
Outros pontos altos dos campeonatos surgiram na marcha, com Ana Cabecinha, que levou várias faltas no primeiro quilómetro e depois abrandou imenso o ritmo, a triunfar com a melhor marca mundial do ano.
E nos 400 metros masculinos, o junior Mauro Pereira, do Benfica, fez 48.31 segundos e tornou-se o segundo de sempre no escalão (e João Fonseca também fez uma boa marca).
Já nos 1.500 metros, vitória inapelável do jovem Guilherme Pinto, do Sporting, perante o favorito Emanuel Rolim, repetindo-se assim o resultado do ano passado!
Entretanto, no heptatlo masculino, Samuel Remédios está a fazer uma boa prova (7,01 nos 60 m, 7,41 no comprimento, 13,03 no peso, e 1,97 em altura) e pode conseguir um resultado que lhe permita estar em Belgrado. Nesta competição, Tiago Boucela fez 2,09 no salto em altura.
Resultados completos no sítio da FPA (que também os tem em directo)

Comentários