EDP Grande Prémio de Natal: sexagenário sempre renovado

Atletas presentes na apresentação do Grande Prémio de Natal (foto Maratona CP).




É uma das mais antigas provas de estrada de Portugal e atinge este ano a sua 60ª edição! Só por este número, já merecia um destaque muito especial o EDP Grande Prémio de Natal! Depois, merece ainda mais relevância pois na sua renovação não perdeu nada das suas raízes, bem pelo contrário, já que associativismo desportivo esteve na sua génese e está agora na sua execução.
De facto, a prova projetada em 1946, em período pós-guerra, foi uma iniciativa de um clube de Lisboa, o Sporting Clube de Portugal, e de um meio de comunicação social, o jornal “A Bola”. Depois, com a Associação de Atletismo de Lisboa a levá-la a efeito, esta importante competição, das mais emblemáticas, durante largos anos exclusiva de atletas federados, permitiu a participação da elite nacional
Na atualidade, a prova que se realizará no dia 10 de Dezembro, volta a ser um clube a ter a liderança da sua organização, o Maratona Clube de Portugal, de novo tem uma parceria fundamental com uma meio de comunicação nacional, a TVI, sendo a inovação a parceria com o setor privado, encabeçado pela EDP, patrocinador principal, que permitiu relançar a prova para as principais agendas, mantendo um cariz de elite entre os principais concorrentes, mas ampliando largamente a participação popular.

Recomeçam os embates Benfica - Sporting

Embora se realize no mesmo dia do Campeonato da Europa de Corta-Mato, que levará Portugal a apresentar equipas com vários dos melhores meio-fundistas nacionais, no que diz respeito aos corredores de elite, o EDP Grande Prémio de Natal vai regressar aos bons velhos tempos de grande participação dos clubes lisboetas, especialmente do clube que esteve ligado à sua estreia, o Sporting  Clube de Portugal.
De destacar assim, a presença de atletas medalhados e internacionais olímpicos, mundiais e europeus, quer do Sporting, quer do Benfica, como a vice-campeã olímpica Vanessa Fernandes, e a campeã europeia Sara Moreira, já vencedora em 2015, que é a grande favorita ao triunfo individual, podendo ser figura de proa na equipa do Sporting para um triunfo colectivo, que contará ainda com Sandra Teixeira.
Do lado do Benfica estarão Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica em 2008, Melanie Santos e Silvana Dias.
Fora das duas equipas, uma das atletas que poderá lutar pelos primeiros lugares é Doroteia Peixoto, Amigos da Montanha, quarta classificada na recente Maratona de Lisboa, estando ainda inscritas Ercília Machado (individual), Joana Costa (SC Braga) e Cláudia Pereira (GFD Running).
Presente na apresentação, a triatleta Vanessa Fernandes, afirmou «que esta é uma prova incluída na nossa preparação, para corrermos a um nível um pouco acima do que treinamos habitualmente. É uma prova exigente, nada fácil, mas que se torna "gira" precisamente por isso. É diferente dos treinos habituais porque estamos no meio dos outros corredores e podemos desfrutar um pouco mais da prova».

Rui Silva e bem mais...

Em masculinos, estará presente Rui Silva, campeão mundial e medalhado olímpico, que já venceu a prova em duas ocasiões, tendo a companhia dos colegas de equipa Hermano Ferreira (segundo nas duas últimas edições), Eduardo Mbengani, Emanuel Rolim e os triatletas João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos.
Para João Pereira, «esta prova insere-se num momento de treino. Comecei em Outubro, ainda estou  muito longe de bons níveis para poder lutar na frente da corrida. Mas serve para ficar com bons indicadores sobre o trabalho que estamos a fazer».
O Sporting apresentará muitos dos seus melhores atletas, como Luís Feiteira, duas vezes vencedor desta prova, Hugo Correia, Hélder Santos, Pedro Ribeiro e Paulo Pinheiro
Uma nota especial para a presença de Paulo Guerra, um especialista em corta-mato, como o atestam a medalha de bronze nos mundiais, até aos quatro títulos europeus, que irá participar, simbolicamente, nesta competição que nunca venceu nos seus tempos áureos, principalmente devido aos compromissos nacionais a que aludimos.
Refira-se que por cada inscrição na prova a organização doará um euro para uma das associações da Plataforma de Apoio ao Refugiado.

Comentários