Crosse de Torres Vedras: Tri de Inês e bis de Mbengani

Inês Monteiro alcançou terceira vitória



Um excelente dia para a prática do corta-mato, não fora a presença do vento, que se fez sentir de forma muito intensa para os corredores, principalmente na parte mais dura, nas subidas. A edição deste ano do Crosse de Torres Vedras / 36ª edição do Corta-mato de Matos Velhos, foi bastante animado em todos os escalões até às corridas principais, com menor participação, notando-se isso particularmente na prova feminina, com pouca gente na partida (17 atletas!).
E comecemos por aqui, pela prova feminina, que praticamente não teve história. Desde início Inês Monteiro mostrou estar mais forte (há algumas semanas atrás venceu a meia maratona de Ovar) que a concorrência e cedo ficou isolada, fazendo uma corrida à parte, com Ercília Machado por perto, mas sem poder chegar à sportinguista.
Mais forte nas zonas duras do percurso, Inês fez a sua corrida e terminou com alguma vantagem sobre Ercília Machado e mais ainda sobre Susana Godinho.
No final, Inês Monteiro, que venceu pela terceira vez este corta-mato, igualando o feito de Aurora Cunha e Sara Moreira, afirmou que correu «sempre para ver como estava a minha forma, o percurso este ano estava muito rápido, sem lama, mas estava muito vento». A atleta do Sporting manifestou já o seu desejo de lutar pela selecção para o Europeu de corta-mato «onde espero melhorar a classificação do ano passado. Não espero lutar pelas medalhas, como aconteceu há alguns anos, as circunstâncias não são as mesmas, mas quero melhorar esse 21º lugar do ano passado».
Na mesma corrida, mas terminando uma volta mais cedo, Helena Alves, do Várzea, foi a primeira sub23.

Eduardo Mbengani venceu Crosse de Torres Vedras

Na corrida principal, houve mais competitividade até meio do percurso, altura em que começou a haver uma divisão entre os corredores e a três voltas do fim já só estavam na frente os benfiquistas Eduardo Mbengani e André Pereira e o sportinguista Paulo Pinheiro. Porém, a duas voltas do final, Eduardo Mbengani sentiu-se mais forte e atacou conseguindo uma vantagem que defendeu até ao final da corrida, terminando isolado, com André Pereira a ser segundo e Paulo Pinheiro a fechar o pódio.
Tendo mudado de treinador recentemente, para Pedro Rocha, o vencedor afirmou que se sentia «bem, com confiança, e o meu treinador disse que era o momento de arriscar». Com isso Mbengani conseguiu triunfar e já tem um olho na possibilidade de correr o Europeu. «As coisas no ano passado não me correram bem. Tinha sido pai e as noites passaram a ser mal dormidas e isso influenciou o treino. Agora já passaram alguns meses, consigo descansar mais e o meu treino é mais adequado às minhas características. Terei tempo de pensar e ver se a minha forma dará para ir ao Europeu», concluiu o atleta do Benfica.
Em sub23, também com uma volta menos que os seniores, triunfou Francisco Rodrigues, do Sporting de Braga.


A seleção para o Europeu

Isaac Nader


Esta prova de Torres Vedras contava como prova de seleção para o Campeonato Europeu no escalão de juniores, e a prova masculina foi bem disputada, com um segundo a separar cada um dos componentes do pódio, Isaac Nader e Miguel Mascarenhas, do SL Benfica, e Filipe Vitorino, do CN Rio Maior.
O quarto classificado, Ricardo Ferreira, do Ingleses FC, chegou cinco segundos depois, e mais para trás chegava Pedro Ferreira, do SL Benfica.

Rita Ribeiro


Em femininos, a vencedora foi a sportinguista Rita Ribeiro (vencedora da prova aberta a mini-maratona de Lisboa, com partida na Ponte Vasco da Gama), que terminou com larga vantagem sobre a juvenil Lia Lemos, do Maia AC. Depois três juniores (mas distantes da vencedora): Beatriz Rodrigues (Sporting CP), Manuela Martins (Maratona CP) e Mariana Machado (SC Braga).
Entretanto, pode consultar-se os resultados oficiais da prova, que foram sendo disponibilizados em directo.

Comentários