Crosse de Barcelos escolhe seleção sub23

(foto de arquivo do Crosse de Barcelos)


O Minho prepara-se para mais uma festa do corta-mato, com a terceira edição do Campos & Lopes Crosse de Barcelos, competição que é aproveitada pela direcção técnica nacional da FPA para selecionar os atletas do escalão sub23 para a seleção que representará Portugal no Campeonato da Europa de Corta-Mato, que terá lugar em Samorin, na Eslováquia, a 10 de dezembro.
E, segundo um dos responsáveis do clube Amigos da Montanha, clube organizador da competição, o internacional de meio-fundo Vítor Almeida, «a prova de sub23, que escolherá os possíveis representantes portugueses, conta com a presença de todos os atletas deste escalão que pretendem lutar por um lugar na equipa nacional».
De facto, na lista de inscritos podemos ver André Pereira, do Benfica, segundo absoluto no Crosse de Torres Vedras, no fim-de-semana passado, ainda sub23 até dezembro, e que foi o melhor português no triangular de 10000 m, França – Itália – Portugal, Francisco Rodrigues, do Sporting de Braga, vencedor em Torres Vedras neste escalão sub23, e o segundo classificado então, Hugo Ganchas, do Benfica. Ainda estão na lista, outro internacional no triangular de 10.000 m, Davide Silva, do Campismo, e ainda Ricardo Barbosa, do Maia AC.
Em femininos, Marta Martins, sénior do Sporting de Braga, é um dos nomes conhecidos, enquanto nas sub23 se notam os nomes de três das atletas que estiveram no triangular de 10000 m, Helena Alves, do Várzea (que também foi a vencedora do escalão no crosse de Torres Vedras), Rute Simões, do Grecas, e Carla Reis, do Juventude Vidigalense, e ainda a segunda classificada em Torres Vedras, Bárbara Oliveira, do Feirense.
Vítor Almeida um antigo internacional de meio-fundo (e que fez parte da equipa que conquistou o último título europeu coletivo em 1997), mostra preocupação pelo «facto de equipas e atletas não se predisporem a participar mais nos crosses portugueses, o que também não deixa muitas alternativas para se poder voltar aos tempos de sucesso do meio-fundo português». Contudo, afirma, «o objetivo do Campos & Lopes Crosse de Barcelos não se prende com uma prova virada para a elite. Nesta fase, e já vamos para a terceira edição, queremos consolidar a nossa oferta para o atletismo de formação, promovendo a realização de uma prova aqui no Norte que seja de referência para todos os jovens».
Ainda assim, o ex-atleta do Benfica e do Sporting, que foi cinco vezes campeão nacional de 3000 m obstáculos, afirma: «ambicionamos ter mais qualidade no futuro, mas temos os pés bem assentes no chão. Queremos solidificar o projeto catual para que seja uma referência de Barcelos, como já o é também a meia-maratona, que pouco a pouco vamos levando a efeito e que já vai na quinta edição».
As provas terão o seu início às 9 horas, com primazia para os escalões mais jovens, realizando-se as duas provas principais, às 10.30 horas (juniores, sub23, seniores e prova aberta, femininos, com cerca de 6000 metros) e às 11 horas (juniores, sub23, seniores e prova aberta, femininos, com cerca de 8000 metros).
Mais informações na página oficial da competição.

Comentários