Taça da Europa de 10.000 m em Londres com público na pista 4

(Foto: Associação Europeia de Atletismo)


A Taça da Europa de 10.000 m será realizada em Londres, na já conhecida e popular “Night of the 10,000m PBs”, no dia 19 de Maio de 2018.
Numa conjugação de esforços entre a Associação Europeia de Atletismo e o clube Highgate Harriers, a prova terá lugar na pista de Parliament Hill, no famoso Hampstead Heath, em Londres, que vem realizando esta competição desde 2013.
Será a primeira vez que a Taça de 10.000 m se disputará em solo britânico. Segundo o presidente da AEA, Svein Arne Hansen, «a “Night of the 10,000m PBs” tornou-se um acontecimento muito popular, muito bem organizado e a mostrar a necessidade de haver mais provas de 25 voltas à pista de grande nível por toda a Europa. Integrar a Taça nesta competição elevará ambas as provas a um outro nível».
Recorde-se que a competição no ano passado (que integrou até a participação de Samuel Barata, que ali conseguiu a melhor marca portuguesa do ano) atraiu várias celebridades, como o presidente da IAAF, Sebastian Coe, e a ex-atleta Paula Radcliffe.
Ben Pochee, diretor da corrida britânica, revelou «estar na Lua, graças a este reconhecimento da AEA para aqui fazer a Taça. Temos conseguido chegar ao nosso objetivo de proporcionar corridas que aumentem o número de participantes nos 10.000 m de pista e, consequentemente, melhorar os seus registos pessoais. A atmosfera na “Night of the 10,000m PBs” é crucial para ajudar os padrões da corrida e o prazer das multidões. Por isso, o nosso objetivo era atrair mais fãs (7.500 em 2017) e criar uma proximidade mais próxima dos atletas. Congratulamo-nos, portanto, com os fãs a torcer a partira da pista 4 e trabalhamos com mais de 150 voluntários oficiais para criar uma barreira de segurança móvel, além disso, criamos o "túnel de lactato do amor", um espaço de 60m coberto com DJs e bandas ao vivo que tocam as músicas preferidas dos corredores em pista».
As regras de apuramento para a taça (mínimos) serão mantidos, com os atletas a serem colocados nas series A, que terão um mínimo de 15 corredores britânicos em cada um dos sexos.
A sportinguista Sara Moreira e o espanhol Antonio Abadia foram os vencedores da edição de 2017 que se realizaou em junho último.

Comentários