Diogo Ferreira o raio dourado de Taipé

(foto Federação Portuguesa de Atletismo)

Foi uma época mesmo intensa para Diogo Ferreira. Teve momentos baixo, mas também encontrou momentos altos e acabou a época de forma extraordinária, ao conquistar a medalha de ouro para Portugal no salto com vara.
As Universíadas em Taipé estão a proporcionar grandes momentos ao atletismo português e, especialmente aos saltadores com vara. Depois de Marta Onofre ter ganho a medalha de bronze, agora foi a vez do seu colega do grupo de treino do professor Pedro Pinto fazer ainda melhor, vencendo com 5,55 metros, igualando a sua segunda melhor marca do ano, depois de ter feito 5,71 no meeting do Sport Lisboa e Benfica, recorde nacional.
Em Taipé, numa final marcada pela intensa chuva, Diogo Ferreira adaptou-se bem e passou 5,55 à segunda tentativa. O segundo classificado, Sergey Grigoryev, do Kazaquistão, saltou apenas 5,50 e o terceiro foi o italiano Claudio Stecchi, com 5,40.
Esta é a segunda medalha de ouro nacional (depois do peso de Francisco Belo), a terceira do atletismo, e é também a segunda vez que um saltador português consegue uma medalha no salto com vara nas Universíadas. Em 1995, Nuno Fernandes alcançava o bronze.
Na prova de meia maratona, com o pódio inteiramente ocupado por atletas japoneses, Samuel Barata acabou por desistir.

Comentários