Nacional de 10.000 m da Eritreia é... na Maia



Em apenas quatro dias Maia vai ser a “capital” do atletismo de alta competição, albergando dois meetings. O primeiro, já falámos, o Meeting Maia Cidade do Desporto, ocorre no próximo sábado, o segundo será na quarta-feira, dia 12 de Julho, o “Gold Gala Fernanda Ribeiro”.
Esta será a primeira edição de uma prova que «já estava prevista, e que falámos na divulgação que fizemos na apresentação da Academia Fernanda Ribeiro, como sendo um dos pontos altos do projecto global da Academia», explicou-nos José Costa, director da prova.
E comecemos a conhecer um pouco o meeting. «É “Gold”, em evocação do título olímpico da Fernanda, e “Gala”, porque pretende ser uma referência europeia», adiantou José Costa, que acrescentou que a «data deste ano foi a possível, uma vez que lançámos as bases da prova numa fase tardia do Circuito de Meetings, uma vez que é nossa pretensão colocar este meeting numa data mais adequada no calendário, mais cedo, porque o seu foco será sempre virado para os 10.000 metros».
E a edição inaugural será já este ano, «porque houve um conjunto de circunstâncias que o propiciaram, nomeadamente a sua abertura para aqui ser realizado o Campeonato Nacional da Eritreia, que servirá para escolher os seus repsentantes no mundial de Londres», foi divulgando José Costa.
A prova masculina, para além dos eritreus, terá ainda a presença do campeão da Europa, o turco Polat Kemboi Arıkan, e do medalha de bronze europeu, o espanhol Antonio Abadía. Já a prova feminina, para além das africanas, terá a presença de Jessica Augusto, se recuperar totalmente de algumas mazelas de que padece.
A prova será no Estádio Municipal Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, a partir das 20 horas, e tem prevista a transmissão directa em A Bola TV, tendo depois reportagem na RTP 2.

Mais informações aqui.

Comentários