Portugal presente na Maratona de Londres

(foto Manuel Mendes / Facebook)

Hoje, por hoje, vou centrar-me na Maratona de Londres. Mas ainda não na mítica prova que conheceu grandes prestações de atletas portugueses, especialmente os que ali venceram, Rosa Mota (1992) e António Pinto (1992, 1997 e 2000). Hoje é tempo da Taça do Mundo IPC.

Com efeito, Londres acolherá a Taça do Mundo IPC, para atletas paralímpicos e Portugal tem uma forte delegação nesta prova em duas das suas categorias.
Na categoria T11/12, para atletas com deficiência visual grave, com necessidade de guia, estarão presentes três atletas, destacando-se Gabriel Machi (T12), que subiu ao pódio da Taça do Mundo nos anos de 2013 e 2014 e que no ano passado ficou em sexto lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com ele estarão os guias Martin Nunes e Jorge Rodrigues. Na mesma categoria, estará outro medalhado na Taça do Mundo, Jorge Pina (T12), que no ano passado ficou em terceiro lugar, antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro onde ficou em terceiro lugar. Os guias de Pina serão Hélio Fumo e Ricardo Abreu.
Finalmente, nesta categoria, estará outro experiente atleta, Joaquim Machado (T11), medalha de bronze nos Mundiais de 2013, e que no ano passado foi quarto classificado nesta Taça do Mundo, dois anos depois de, em estreia, ter sido quinto classificado. Os guias deste atleta serão Paulo Ramos e Luís Ginja.
Finalmente, no que diz respeito aos portugueses, realce para o “regresso” do medalha de bronze dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, o minhoto Manuel Mendes (T46 – com deficiências graves nos membros superiores) após o seu quarto lugar na Taça do Mundo do ano passado.
Serão uma face menos visível das provas para estas categorias, que têm nas corridas em cadeira de rodas uma visibilidade e reconhecimento ímpares em competições desta natureza.
Na prova feminina T53/54 (atletas com funções parciais do tronco e membros), a norte-americana Tatyana McFadden é a grande favorita e tentará ser a primeira mulher, em qualquer categoria, a vencer cinco vezes seguidas em Londres! Terá na sua compatriota Amanda McGrory e na britânica Shelly Woods (ambas já venceram duas vezes ) as suas mais credenciadas oponentes.
Em masculinos, são muitos os atletas que já venceram em Londres e que esperam lutar de novo pela coroação. A primeira linha estão o suíço Marcel Hug (venceu duas vezes, a última das quais no ano passado), o britânico David Weir (venceu seis vezes), o norte-americano Joshua George (venceu uma vez), o australiano Kurt Fearnley (duas vezes vencedor) o canadiano Josh Cassidy (venceu uma vez) ou o austríaco Heinz Frei (venceu três vezes).  

Comentários