Pedro Pablo Pichardo assina pelo Benfica

(Pedro Pablo Pichardo, foto facebook Ana Oliveira)

A grande notícia do dia de hoje é a assinatura do cubano Pedro Pablo Pichardo, de 23 anos pelo Sport Lisboa e Benfica. Uma resposta à altura às movimentações do período de transferências que deixaram o campeão nacional com algumas lacunas.
Tendo-se sagrado campeão mundial júnior em 2012 e no ano seguinte, já com 20 anos, ter chegado à medalha de prata nos mundiais de 2013, posição que repetiu dois anos depois, ano em que conseguiu um recorde pessoal acima dos 18 metros (18,08), que o tornaram o o quarto melhor de sempre, atrás do recordista mundial Jonathan Edwards (18,29 m), do bi-campeão olímpico Christian Taylor (18,21 m) e ainda de Kenny Harrison (18,08 m).
Na sua apresentação, Pichardo mostrou-se muito ambicioso: «quero voltar a saltar mais de 18 metros, se possível ainda este ano. O meu sonho é ser campeão mundial, foi o que sempre quis. Estou em boas condições físicas e mentais e espero integrar-me bem neste novo grupo de atletas. Este clube tem uma cor que me agrada muito e no seu emblema tem uma águia. E eu adoro águias!»
O atleta foi apresentado pelo vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, com a companhia de Rui Silva, actual director do atletismo do Benfica.
Espera-se que Pichardo, que esteve nas bocas do mundo por ter abandonado a equipa nacional cubana, tendo sempre manifestado que não queria o treinador que a federação cubana indicava, possa estrear-se em Portugal no Meeting do Benfica, em Junho.
Portugal pode vir a assistir uma final da I Divisão com a presença de dois dos atletas que subiram ao pódio nos Mundiais de 2015, Pichardo e Nelson Évora!

Comentários