O “super homem” das “ultras” maratona está em Portugal



O norte americano Dean Karnazes, um dos mais conhecidos corredores de ultra maratonas no Mundo,  gosta de dizer que é uma pessoa de sorte. Para ele, a capacidade de correr 563 quilómetros sem parar, enfrentar 50 maratonas em 50 dias seguidos ou suportar 40 graus negativos em um prova no Polo Sul não passa de uma coincidência feliz. "Tenho apenas um bom corpo e a grande sorte por poder viver dele." O corredor afirma isto com um sorriso que quase convence que ele é uma pessoa comum.
Segundo vários artigos publicados no seu país, este corredor de (ultra) maratonas é o mais próximo que existe do super-homem. Mas por "acidente". Karnazes beneficia de uma rara alteração genética que permite ao seu corpo expulsar rapidamente o ácido láctico, antes que se "deposite" nos músculos.
Por isso, consegue competir nas condições mais difíceis e bater recordes, já que, nas outras pessoas, o ácido láctico se vai acumulando, provocando cãibras e cansaço.
"Fui colocado na Terra para correr. Simples assim”, conclui.
Dean Karnazes estará em Portugal para apadrinhar a segunda etapa do Circuito Lisboa Trail by Buff, o Cascais Trail Experience, prova de Trail Running, corrida pedestre em Natureza, composto pelo  Ultra Trail (CTE)  K40+, Trail Longo (TL) K25+ , Trail Curto (TC) K10+ e Caminhada de 10 km, que se realiza no dia 30 de Abril de 2017, a partir das 8 horas.
O norte-americano estará ainda presente para o lançamento de “A Lenda da Maratona", edição portuguesa do seu livro mais recente. O famoso autor e ultramaratonista escreve sobre o mensageiro Pheidippides e a sua corrida desde a cidade de Maratona até a Atenas em 490 AC... considerada a primeira maratona de sempre. Dean recria este incrível feito atlético inserindo-se na época, comendo a comida e vestindo os trajes daqueles tempos.

PROGRAMA DAS ATIVIDADES:
Dia 25 – União Recreativa da Charneca (Cascais)
09:30 – Aula de crossfit com o vencedor da Spartan Madird, Tiago Lousa
10:30 – A aventura de atletas cascalenses na Maratona das Areias 2017
11:00 – Corrida de treino com Dean Karnazes
Durante o dia, os atletas podem receber os seus dorsais na Loja OUTPRO Alfragide, onde Dean Karnazes estará na entrega do seu livro aos atletas que o pediram na sua inscrição.

Dia 26 - CASA DE SANTA MARIA (Rua do Farol de Santa Marta 2750-341 Cascais)
15:30- Lançamento do novo livro do Dean Karnazes (evento aberto ao público)
16:00- Lançamento da Prova (apresentação do património natural de Cascais pela CMC e briefing aos atletas)

Comentários