Mais sete russos autorizados a competir internacionalmente

(Sergey Shubenkov, campeão mundial de 110 m barreiras em 2015; foto IAAF)


Sete atletas russos foram considerados elegíveis para competir nas diferentes provas internacionais como atletas neutros, isto é, sem ser em representação do seu país.



O Conselho de Revisão de Dopagem da IAAF (sigla internacional da Associação Internacional das Federações de Atletismo) concordou que as candidaturas de sete atletas russos preencheram os critérios de elegibilidade excepcionais para competir na internacionalmente como atletas neutros sob a regra 22.1A (b), enquanto a Federação Russa (RusAF) permanece suspensa.
O Conselho de Revisão de Doping, composto por Robert Hersh (presidente), Sylvia Barlag e Antti Pihlakoski, aceitou por unanimidade os pedidos dos seguintes atletas:
Illia Mudrov (salto com vara)
Sergey Shubenkov (barreiras)
Sergey Shirobokov (marcha)
Daniil Tsyplakov (salto em altura)
Maria Kuchina (salto em altura)
Olga Mullina (salto com vara)
Yana Smerdova (marcha)
A sua participação como atletas neutros nas competições internacionais ainda está sujeita às formalidades de elegibilidade de acordo com as Regras da IAAF que estão sendo concluídas e sujeito à aceitação das suas inscrições por parte dos organizadores individuais dos diferentes meetings.
No total, este ano já foram aprovados 10 pedidos e 17 foram recusados.
Desde a publicação das directrizes actualizadas de acordo com a Regra 22.1A (b) no início deste ano, a IAAF recebeu cerca de 100 pedidos de atletas russos, 38 dos quais foram aprovados pela federação nacional russa. Várias dessas aplicações continuam a ser analisadas pelo Comité de Revisão de Doping de acordo com as directrizes, enquanto as amostras armazenadas continuam a ser reanalisadas e os atletas mencionados no relatório da Independente publicado em Dezembro passado continuam a ser avaliados em consulta com especialistas.
Os nomes agora referidos juntam-se aos anteriormente aprovados:
Anzhelika Sidorova (salto com vara), Kristina Sivkova (velocidade), Aleksei Sokirskii (lançamento de martelo) – aprovados em 23 de Fevereiro de 2017;
Darya Klishina (salto em comprimento) – aprovada em 9 de Julho de 2016;
Yuliya Stepanova (800m / 1500m) – aprovada em 1 de Julho de 2016.

Comentários