Atletismo não muda programa olímpico

(foto Chris Lee / IAAF)


Depois dos pedidos do Comité Olímpico Internacional às diferentes modalidades para sugerirem alterações aos seus programas olímpicos, quer na retirada de algumas provas, quer na inclusão de novas, tendo recebido 25 propostas de inclusão de novas disciplinas de 15 modalidades, o mundo do desporto estava pendente das decisões do Conselho da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), que reuniu em Londres, nos dois últimos dias.

E tudo porque se esperavam decisões importantes, principalmente as que decorriam da alteração do calendário de eventos nos próximos Jogos Olímpicos e também da evolução da situação da Federação Russa de Atletismo.
No primeiro dos casos, o Conselho concordou em não propor a remoção de quaisquer disciplinas do programa actual, principalmente para não defraudar as expectativas dos atletas, com alterações feitas no decorrer de um ciclo olímpico.
Segundo o presidente da IAAF, Sebastian Coe, esta modalidade «continuará a desenvolver-se, não fechando as portas à inovação e às mudanças, querendo manter a sua posição como o deporto número um no Programa Olímpico».
Por isso continuarão as discussões, iniciativas, debate de ideias e propostas que estão sendo desenvolvidas e consultadas a todo o momento. Quaisquer iniciativas acordadas serão introduzidas no próximo ciclo olímpico (2024), após terem sido amplamente debatidas no seio da modalidade nos próximos meses e anos.

Rússia continua suspensa
Quanto à questão da Rússia, o relatório provisório mais recente da Task Force da IAAF sobre o processo de reintegração referente à Federação Russa de Atletismo (RusAF) foi entregue ao Conselho pelo membro Geoff Gardener, mostrando alguma preocupação com os poucos progressos realizados desde o anterior relatório. O roteiro de seis marcos para a reintegração da RusAF que o Grupo de Trabalho apresentou ao Conselho na sua última reunião em 6 de Fevereiro ainda está pendente e não parece que sejam confirmados nos tempos mais próximos.
Sebastian Coe comentou: "O Conselho ficou decepcionado e preocupado em saber que o empenho da RusAF continua a ser distante do esperado”.

Os Mundiais de Londres e a o parque olímpico
No primeiro dia do Conselho, o presidente da IAAF, Sebastian Coe, comentou: "Os Campeonatos Mundiais deste verão estão perto do meu coração. 12 anos atrás, Londres ganhou o direito de ali sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012. Essa decisão levou à construção do Parque Olímpico e do estádio e uma decisão de manter a pista após os Jogos. Isso, por sua vez, significava que Londres poderia oferecer e receber os campeonatos deste verão. Com apenas quatro meses até a competição se iniciar, eu olho para a história de sucesso que é o Queen Elizabeth Olympic Park e sou grato ao Comité Olímpico Local e tantas outras pessoas por acreditarem e entregar este extraordinário legado. Vejo um vibrante espaço comunitário, a antiga aldeia de atletas reconstruída em moradias e uma série de recintos desportivos de classe mundial, sendo utilizados diariamente pelos londrinos e organizando eventos desportivos internacionais. Esse foi o sonho que todos tínhamos há mais de uma década”.


Antecipação de uma corrida Bolt – van Niekerk
Mas também adiantou a sua satisfação por o Conselho ter aprovado alterações ao calendário que permitirão aos atletas dos 200 e 400 metros poderem dobrar as suas participações.
«Procuramos os grandes cabeçalhos mediáticos que causam entusiasmo nas lutas mano-a-mano», afirmou, estando certamente a antecipar um cenário com uma corrida excepcional entre o recordista mundial dos 200 m, o jamaicano Usain Bolt, e o sul-africano Wayde van Niekerk, recordista mundial dos 400 metros.

Mais grupos de trabalho
O Conselho aprovou ainda a Unidade Independente de Integridade do Atletismo (AIU), que começou a funcionar no dia 3 de Abril de 2017, liderada por David Howman, sendo ainda membros, Abby Hoffman, Marc Peltier e Andrew Pipe, que trazem com eles uma riqueza de experiência em liderança desportiva e antidoping.
Foram ainda aprovadas as datas de vários campeonatos:
• Campeonato Mundial de Equipas de Marcha Atlérica, Taicang 2018: 5-6 de Maio de 2018
• Campeonato Mundial de Corta-mato, Aarhus 2019: 30 de Março de 2019
• Campeonatos Mundiais, Oregon 2021: 6 Agosto - 15 Agosto 2021.
O Conselho concordou ainda na integração de uma sessão especial nos Mundiais de Pista Coberta de 2018 (Birmingham, GBR), para a noite de quinta-feira , dia 1 de Março de 2018, dedicada ao salto em altura, passando de três para quatro dias de competição.
Finalmente, no segundo-dia, o CEO da IAAF, Olivier Gers, deu uma actualização sobre seus primeiros seis meses no cargo, afirmando que "temos um grande desporto, o melhor desporto, os nossos atletas e o que eles fazem é convincente. Temos uma sólida estrutura de associação para oferecer a nossa modalidade, temos pessoas apaixonadas em todo o mundo, mas precisamos trabalhar com parceiros para criar mais oportunidades ".
Para ele, “é fulcral o fortalecimento das nossas fundações: Pessoas, Processos, Parceiros/parcerias, Produto”, dando conta de que importantes decisões terão de ser tomadas no futuro.
Foi também o momento de divulgar a criação de um grupo de trabalho para estudar as questões com os prémios monetários, sendo o seu presidente Pierce O'Callaghan e tendo como membros José Maria Odriozola, Duffy Mahoney, Pauline Davis, Paul Hardy e Paula Radcliffe.

Comentários