Será “febre” do ouro?

Começam amanhã, em Belgrado, os Campeonatos Europeus de Pista Coberta, prova que terá a participação de uma dezena de atletas portugueses, que terão pela frente diversas frentes de batalha, desde a luta pelo pódio, à simples tentativa de chegar à meia-final!
No primeiro caso temos os saltadores. E o primeiro deles a competir será Marcos Chuva. A sua marca anual deixaria em aberto todas as possibilidades para o atleta de uma luta pelo pódio. Contudo, a lesão sofrida nos nacionais de clubes, que colocaram em causa a sua presença (felizmente, ultrapassada!), leva-o a uma posição de outsider, sempre mais confortável, com expectativas normais.
Já com outro tipo de expectativas vai Nelson Évora, que depois de ter feito algumas competições na casa dos 16,50 metros no triplo salto, melhorou em Madrid para 16,75, e sabendo-se da sua aptidão para se empolgar nas grandes competições... é possível pensar no pódio. Mas terá que saltar na casa dos 17 metros, certamente.
Claramente partindo como favorita ao pódio e, quanto a nós, ao ouro, estará Patrícia Mamona. Fez uma excelente época até agora, venceu o circuito internacional, e trás com ela o título europeu ao ar livre. Junto dela estará Susana Costa que terá o objectivo de ser finalista, se calhar bem mais perto do pódio.
Contudo, uma das provas que concitará grande expectativa será a do lançamento do peso, principalmente pelos resultados já alcançados por Tsanko Arnaudov (medalhado no europeu ao ar livre) e face à ascensão de Francisco Belo a este patamar. Com marcas fora dos 10 primeiros à partida, não nos surpreenderia que chegassem à final!
Mas, a primeira das atletas portuguesas a entrar em acção será a pentatlonista Lecabela Quaresma, que há duas semanas venceu os Campeonatos de França com um recorde pessoal melhorado por larga margem. Dela não se espera que lute pelas medalhas, mas um lugar entre as seis primeiras não seria surpresa.
Nos 1500 metros, Emanuel  Rolim terá de estar ao seu melhor nível e não se deixar surpreender para alcançar a sua final, um objectivo que parece estar afastado dos nossos velocistas, Lorene Bazolo e Ancuian Lopes, que no seu melhor conseguirão alcançar as respectivas meias-finais.
Ficamos aqui com um resumo da participação portuguesa (qualificações e depois as próximas fases da competição) e os links da página da FPA (com horários completos) e da Associação Europeia.
A RTP 2 e o Eurosport transmitirão esta competição. A FPA tem o horário das transmissões.

Sexta-feira (3 de março)
Hora
Prova
Ronda
Atletas portugueses
08:30
Pentatlo – F
Final
Lecabela Quaresma
08:40
Comprimento - F
Qual.
Marcos Chuva
11:00
Triplo Salto  - F
Qual.
Patrícia Mamona



Susana Costa
17:20
Triplo Salto  - M
Qual.
Nelson Évora
18:15
1500m - M
Ronda 1
Emanuel Rolim
Sábado (4 de março)
Hora
Prova
Ronda 
Atletas portugueses
08:45
60m - F
Ronda 1
Lorene Bazolo
09:20
60m  - M
Ronda 1
Ancuiam Lopes
10:00
Peso - M
Qual.
Tsanko Arnaudov



Francisco Belo
16:50
Triplo Salto - F
Final

17:35
60m - M
Meia-final

18:32
Comprimento - M
Final

19:18
1500m - M
Final

Domingo (5 de março)
Hora
Prova
Ronda 
Atletas portugueses
15:00
60m - F
Meia-final

15:04
Triplo Salto - M
Final

Comentários