Meia Maratona de Lisboa

(foto: Marcelino Almeida / Maratona CP)


Uma corrida que muito promete

A responsabilidade da excelência da organização da EDP Meia Maratona de Lisboa, fazendo jus à distinção de ser Gold Label, da Federação Internacional (IAAF), impede qualquer laxismo e, de facto, a edição de 2017 é a maior prova disso.
Quantas competições mundiais apresentam nas suas listas de elite a presença de campeões Olímpicos, campeões Mundiais, campeões Europeus e campeões Africanos? Serão dez, os atletas presentes na EDP Meia Maratona de Lisboa 2017, com este palmarés. Mais, em homens estarão presentes sete atletas que já baixaram dos 61 minutos (quatro já correram mesmo abaixo da uma hora!) e nas mulheres serão oito que já correram abaixo dos 69 minutos!
Não apoucando a prova masculina, a competição feminina promete bastante e tudo será possível em matéria de recordes! A cabeça de cartaz para a competição feminina é a campeã olímpica de 5.000 m e vice-campeã olímpica de 10.000 m, Vivian CHERUIYOT, que tem um recorde pessoal abaixo dos 68 minutos (67.54) e que poderá baixá-lo significativamente nesta deslumbrante corrida lisboeta. E isso poderá acontecer porque terá a oposição de outras atletas com recursos muito semelhantes e até melhores nesta distância, como é o caso da campeã mundial de maratona, a etíope Mare DIBABA (rp: 67.54).
Ainda neste patamar de luta pelo triunfo destaque para Mary WACERA, do Quénia (rp: 66.29), vice-campeã mundial de meia maratona em 2014; a etíope Ruti AGA (rp: 68.07), vencedora da edição de 2016 desta competição; a campeã da europa da maratona (2014), a francesa Christelle DAUNAY (rp: 68.34); ou a etíope Ababel YESHANEH (rp: 67.52), quarta na Lisboa Rock’n’Roll Meia Maratona de 2014.
Uma nota especial para as atletas Leila e Lily LUIK, duas das irmãs que foram as primeiras trigémeas a participar numa edição dos Jogos Olímpicos (Rio 2016).
Entre as portuguesas, destaque para as campeãs europeias de 10.000 m de 2014 (e vice-campeã no ano passado) Ana Dulce FÉLIX (rp: 68.32), que fez o seu recorde pessoal precisamente nesta prova lisboeta, e de meia maratona em 2016, Sara MOREIRA (rp: 69.18) e para a campeã nacional de estrada e corta-mato em 2017, Jéssica AUGUSTO (rp: 69.08), medalha de bronze na meia maratona dos europeus de 2016.

A elite masculina 

Não menos valiosa a lista de elite masculina, com oito atletas baixo dos 61 minutos (quatro abaixo da hora). Destaque para o eritreu Nguse AMLOSON (recorde pessoal de 59.39), que foi o vencedor da edição do ano passado da Lisboa Rock’n’Roll Meia Maratona, além de ter sido quinto no mundial de meia maratona em 2014, e que pretende alcançar uma marca ainda mais relevante nesta prova com traçado muito elogiado. Ele terá pela frente os quenianos James WANGARI MWANGI (rp: 59.07), que venceu três meias maratonas em 2016, e Simon CHEPROT (rp: 59.20). Outros atletas podem imiscuir-se nesta luta, os quenianos Edwin Kibet KOECH (rp: 60.47), 8º na maratona de Seoul 2016, Daniel ROTICH (rp:60.59), 2º na meia de Hamburgo em 2014; e Alex Oloitiptip KORIO (rp: 59.28), terceiro na Meia Maratona de Paris este ano e 3º na Meia Maratona Rock’n’Roll Lisboa (2015); ainda Cuthbert NYASANGO, do Zimbabue (rp: 60.26), sétimo na maratona dos Jogos Olímpicos de 2012; o francês Bouabdellah TAHRI, finalista olímpico, medalha de bronze em mundiais e vice-campeão europeu em 3000 m obstáculos, aventurando-se agora na distância, tendo vencido a meia maratona de Villefranche-Sur-Saone (63.38).
Entre os portugueses, destaque para Hermano FERREIRA (rp: 61.24), José MOREIRA (rp: 64.00), Ricardo RIBAS (rp: 63.58), Rui TEIXEIRA (rp: 63.16), entre outros.


CAMPEÕES PARALÍMPICOS DOMINGO NA CTT WHEELCHAIR RACING

ELITE EM LISBOA PARA NOVOS RECORDES MUNDIAIS

Lisboa, 17 de março 2017 – Recordistas Mundiais, estarão em Lisboa este domingo para participarem na “CTT Wheelchair Racing”, integrada na 27ª edição da Meia Maratona de Lisboa.

Na mais completa e competitiva edição de sempre, que junta 32 atletas de 10 nacionalidades, a organização prevê que venham a cair novos recordes, naquela que é considerada pelo Comité Paralímpico Internacional como a mais rápida Meia Maratona do Mundo.
No sector masculino o canadiano, Josh Cassidy, atleta mais rápido da história a completar uma maratona, é um dos candidatos à vitória, que contará com a forte oposição de todos os atletas britânicos seleccionados para a Copa do Mundo de Maratona, assim como a armada espanhola liderado por Jordi Madera e Rafa Bottelo.
 A prova feminina junta hélvetica Manuela Schär, Recordista Mundial na Maratona à britânica Jade Jones, segunda melhor atleta mundial na distância, e à sua compatriota Melissa Nicholls, recordista mundial nos 1.500 metros. A luta pelo pódio conta ainda com a presença da espanhola Eva Moral, vencedora da edição de 2016 da Meia Maratona Rock ‘n’ Roll e a brasileira Maria de Fátima, bicampeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2014 e 2015). O recorde mundial na distância, estabelecido na edição anterior pela britânica Shelly Woods, é de 49 minutos e 49 segundos.
Na classe T52 (atletas com afectação ligeira dos membros superiores), o protagonismo vai para o austríaco Thomas Geierspichler, campeão paralímpico e recordista mundial nos 10.000 metros e maratona. O atleta desloca-se a Lisboa com o objectivo de bater o melhor registo mundial na distância (54 minutos e 12 segundos).
Na classe T51 (afectação severa do membros superiores), o português Hélder Mestre e o britânico Stephen Osborne, prometem estabelecer um novo recorde mundial que atualmente se encontra com o tempo de 1 hora, 26 minutos e 59 segundos.
Em simultâneo com a Prova CTT Wheelchair Racing, disputa-se o Campeonato Nacional de Estrada de atletismo em cadeira de rodas, onde Alexandrino Silva, Alberto Batista e Eduardo Bacalhau afirmam-se como favoritos à conquista do titulo.

Comentários