A manhã lusitana em Belgrado

No segundo dia dos Europeus, na jornada matinal, a participação portuguesa estava nas mãos dos velocistas e dos lançadores.
Os primeiros, durante a manhã, chegaram onde se previa, alcançando as meias-finais. Lorene Bazolo foi a primeira, logo na primeira série eliminatória, ficando em quarto lugar, conseguindo o apuramento directo, com 7,49, que lhe dá o 25º tempo no total. A final parece difícil, mas um resultado perto do seu recorde pessoal deverá ser alcançável na tarde de hoje.
Já Ancuian Lopes, algo nervoso, teve uma partida menos forte e teve que esperar pelos tempos de repescagem. Felizmente correu ao seu melhor deste ano (6,74) , e conseguiu ser apurado com ficando em 12º na geral.
Quanto aos lançadores, numa qualificação muito difícil (apenas oito na final), num concurso em que David Storl (campeão olímpico, mundial e europeu) abriu com 21,16, o medalha de bronze nos europeus de Amesterdão, no ano passado, o português Tsanko Arnaudov respondeu à altura e despachou 20m52 metros, garantindo a qualificação à primeira. Depois foi ficar a apoiar Francisco Belo... que abriu com 19,55 mas já não conseguiu chegar aos 20,00 metros, marca necessária para chegar à final (o oitavo fez 19,99). Assim, Tsanko ficou em quinto e Belo ficou em 15º.
De resto, a estrela sérvia Ivana Sapanovic logo no primeiro salto garantiu a final com 7,03 metros (melhor marca mundial do ano); no heptatlo segue na frente o francês Kevin Mayer (medalha de prata nos Jogos Olímpicos), sem nenhuma vitória em provas individuais!
À tarde temos mais.

Comentários