Campeonato Nacional de Estrada

Uma visão pelo retrovisor


Sábado, dia 14 de Janeiro, a partir das 15 horas realiza-se a 24ª edição do Nacional de Estrada. Terá partida e chegada no Estádio Nacional, no Jamor.
Sabia que, a estreia deste campeonato aconteceu há 26 anos? Foi em Lisboa, na zona do Campo Grande, e o Sporting, no sexo masculino e o Benfica, em femininos, foram os vencedores. Curiosamente nunca mais o Sporting o venceu. Individualemente, os primeiros campeões foram Dionísio Castro (Sporting), e Conceição Ferreira (S.C. Braga). A minhota venceria depois a segunda edição, também, o dia que marcou o primeiro dos cinco triunfos colectivos do Sporting de Braga, e um novo formato da prova: foram realizados separadamente o campeonato masculino e o feminino.
Depois... não se realizou mais até 1996 (época 95/96), de novo separado.
Sabia que, em 1997, houve dois campeonatos? É verdade, o primeiro, foi em Mafra, mas integrado na época de 96/97, o segundo, em novembro, na Nazaré.
Depois, sabia que o campeonato mudou muitas vezes de distância? É verdade. Primeiro realizado sozinho, em 15 quilómetros, distância usada no total de 15 vezes. Para além disso já conheceu a meia-maratona (duas vezes), vinte quilómetros, dez milhas e dez quilómetros (quatro vezes, três vezes consecutivas).



Por equipas a Conforlimpa somou 11 vitórias (em homens), enquanto o Benfica venceu cinco vezes e o Maratona quatro.
Em femininos, o Maratona conseguiu 13 triunfos (um deles como Maratona da Maia), seguido pelo Sporting de Braga (5) e Benfica (4). O Pasteleira venceu uma vez.
O Maratona é o clube que tem mais triunfos em homens e mulheres, mas apenas em três ocasiões o clube venceu os dois sexos na mesma edição: 2001, 2008 e 2012. O Benfica, soma “bis” nas três últimas edições.
Individualmente, Eduardo Henriques é o campeão dos campeões, tendo triunfado cinco vezes, por três clubes diferentes: Maratona, Gémeos Castro e Conforlimpa. Luís Jesus e Rui Pedro Silva (agora no Sporting e favorito) venceram três vezes. Isto no sector masculino, pois no feminino há três atletas que venceram quatro vezes cada: Inês Monteiro, Sara Moreira e Dulce Félix. Não fora a lesão de Sara Moreira e a ausência de Inês a no sábado lá estariam as três a lutar pelo quinto título!


Comentários