Rosa Mota com prémio Carreira da AIMS


A campeã olímpica Rosa Mota vai ser distinguida pela AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Distância) com o Prémio Carreira (AIMS Lifetime Achievement Award) na quinta gala anual de prémios Melhor Corredor de Maratona (BMR – Best Marathon Runner, na sigla inglesa), que será realizada na casa da Maratona, em Atenas (Grécia), na próxima sexta-feira (10 de novembro).
A carreira de Rosa Mota será homenageada pelos membros da AIMS, que representam mais de 435 das principais corridas (de 114 países) de maior prestígio do mundo, incluindo a Maratona de Atenas “The Authentic”, Pequim, Berlim, Boston, Chicago, Comrades (África do Sul), Nova York, Paris, Tóquio.
Nascida no Porto, em 1958, a sua estreia na distância aconteceu em 1982, no Campeonato da Europa, com uma vitória precisamente em Atenas, no percurso clássico de Maratona a Atenas, sendo a primeira prova oficial para mulheres nesta distância em grandes competições.
Em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seoul, Coreia do Sul, Rosa conquistou o ouro, quatro anos depois de ter sido medalha de bronze na primeira prova olímpica feminina de maratona em Los Angeles. Rosa Mota sagrou-se ainda campeã mundial e juntou mais dois títulos europeus ao conquistado em 1982.
Nas grandes maratonas, conta com triunfos em Roterdão, Chicago (duas vezes), Tóquio, Boston (três vezes), Osaka e Londres.
No total, Rosa Mota competiu em 21 maratonas na sua carreira, ganhando 14.
O presidente da AIMS, Paco Borao, afirmou: "Estamos muito felizes de que Rosa se junte a nós em Atenas, local de nascimento da Maratona, para receber o seu Prémio Carreira. As suas conquistas têm sido uma inspiração para mulheres em todo o mundo há muitos anos".
Já Rosa Mota comenta: "Estou ansiosa para viajar para Atenas, para me reencontrar com os meus amigos da AIMS. Tenho a honra de ser agraciada com este prémio. Gostaria de agradecer a AIMS e seus membros pelo reconhecimento que demonstram desta forma"

Comentários