Doping: uma dezena de treinadores turcos banidos do atletismo



A Federação Internacional (IAAF) divulgou hoje o seu boletim mensal, dando conta de mais uma lista carregada de nomes de atletas sancionados com suspensões por motivos de doping. É uma das maiores listas dos últimos meses e tem lá vários casos de atletas sancionados por amostras dos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, entre outros casos.
Contudo, estão naquela lista 11 treinadores turcos, tendo 10 deles sido banidos para sempre, metade por administração de substância proibida, outros cinco pela mesma razão acrescida de tráfico. Apenas um desses treinadores recebeu uma pena de suspensão de quatro anos, por administração de substância proibida.
Nesta lista, que colocamos aqui em link, estão muitos atletas castigados, sendo os mais pesados para dois turcos, um com 33 anos de idade, outro com 34, com sanções de oito anos. Há muitos bielorrussos, russos, suecos, marroquinos e quenianos, destacando-se a jovem Rosefline CHEPNGETICH (17/06/1997), que foi vice-campeã mundial júnior em 3000 m obstáculos, nos mundiais de Oregon, 2014, e campeã mundial (2013) e olímpica juvenil (2014), que “apanhou” oito meses…

Comentários